Alguma vez você sentiu aquele desânimo, achando que não tinha mais nenhuma saída? Imaginou que tudo ao seu redor não passava só de uma rotina, exaustiva? Que não tinha mais nada que pudesse fazer? E aí lembra do Raulzito: “Eu que não me sento,
no trono de um apartamento, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar”. Ou, repentinamente, vem a sua mente: “Preciso acabar logo com isso. Preciso lembrar que eu existo. Que eu existo, que eu existo” do Tremendão – Erasmo Carlos. É isso, a vida se torna um “repeteco”. Muitas vezes se repete, durante o dia, durante a semana, durante os meses e até mesmo durante anos. É sempre: “um dia atrás do outro e a vida continua”.

Uma pequenina palavra esclarece e resolve tudo, não podemos perdê-la nunca, ela se chama FÉ. Se a deixarmos enfraquecer, perdemos o senso da vida, perdemos nossos sonhos, deixamos morrer nossas esperanças. Não, não deixe que isto aconteça. Às vezes é preciso realizar a sabedoria popular: dar um passo para trás para conseguir dar dois ou três para frente. Ou de outro modo como já fora ensinado: “olhe para trás para continuar seguindo em frente”.

A vida é assim, por isso dia e noite se sucedem, sucessivamente sem cessar. Cada dia é um desafio à novas vitórias, assim como cada noite é um momento para reflexão e aprendizagem, para poder se vencer as novas, ou para alguns, as mesmas batalhas. Aquele que não olha o novo dia como uma nova oportunidade para superar as dificuldades que não foram oportunamente resolvidas, no dia anterior, demora mais para superá-las e continua naquele banzo, naquela “vidinha”: pobre e sem perspectiva.

Dê uma olhada no seu passado, veja que linda trajetória você viveu. Imagine: só o fato de ter chegado a essa idade que estás, já tens muito que agradecer. E não deixe de listar os sonhos realizados. Veja quanto você já produziu. Podes até pensar nos sonhos que não foram concretizados, mas não faça disso lamentações. Tenha isso como uma grande esperança, ainda podes viver aqueles sonhos que ainda não foram vividos e diga: eu ainda posso realizá-los. Renove a sua Fé e veja quantas mudanças ocorrerão no seu dia.

À noite, acima de tudo, agradeça. Veja que privilégio o seu, de ter vivido mais um dia. Quanto tens a adicionar ao seu Livro da Vida, ou mesmo acrescentar aquelas conquistas ao seu Curriculum Vitae. Sim, reveja o seu dia. Aquilo que não aconteceu, é porque ainda não estava na hora de acontecer, talvez tenha faltado algum detalhe para que acontecesse. Por isso a noite vem, para que possas rever o seu dia, analisando-o e lhe dando a oportunidade de corrigir o trajeto. Onde foi que errei, por que não adiantei, ou modifiquei, um passo? Aliás já fora dito por Graham Bell: “Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram.” Então ouse, saia do quadrado. Deixe seu espírito, que é uma dádiva, sonhar, ousar, acreditar, construir, elaborar etc.

Você é uma obra Divina, não se perca em caminhos tortuosos que não levam a lugar nenhum. Não fique andando em círculos. E se, por acaso, se sentires fraco, não hesite, procure um ombro amigo, peça livremente, com todo fervor um abraço. Este abraço, pode ser só um abraço fraterno, mas se tiveres oportunidade de um abraço amoroso, não perca mais nenhum segundo. Peça um abraço, abrace, deixe-se abraçar. Abra seu coração para o mundo. Verás que todo o mundo conspira ao seu favor e não contra.

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]