https://www.facebook.com/pg/prof.leandrokarnal

As redes sociais ajudam ou atrapalham as nossas relações? Estamos com dificuldade de construir intimidade uns com os outros? Tá rolando uma preguiça do esforço necessário para manter nossas amizades? Em mais uma entrevista com o incrível Leandro Karnal, ele explica o que está por trás de tanta dificuldade de construir laços verdadeiros. Esse é mais um papo sobre o livro de sua autoria, O DILEMA DO PORCO ESPINHO, e explora por que nos sentimos cada vez mais sós se estamos conectados (virtualmente) com cada vez mais pessoas. “As redes sociais me permitem ter uma distância exata das pessoas: não próximo o suficiente para que elas me incomodem, mas me oferecem alguma companhia. Mas não tenho uma companhia transformadora, porque eu tenho o controle que representa um medo muito grande de entrega. Se eu tenho o controle da relação e eu posso te deletar, te bloquear ou simplesmente te ignorar, eu consigo que eu praticamente não sinta nenhum espinho. Mas eu também não vou sentir um calor verdadeiro. As redes sociais quando usadas para substituir todas as relações afetivas se tornam uma genial boneca inflável.”” E você, tá usando as redes sociais pra não se sentir só? Difícil não cair nessa armadilha né? Assiste essa entrevista e comenta o que mais te surpreendeu aqui.

Obs: Leandro Karnal é historiador, doutor em História social pela USP e professor na UNICAMP. É convidado de programas como o Jornal da Cultura e Café Filosófico. Escreveu em autoria ou co-autoria inúmeros livros, alguns dos quais estão entre os mais vendidos do Brasil, como “Verdades e Mentiras” ; “Felicidade ou Morte”; “Pecar e Perdoar”; “Detração – breve ensaio sobre o maldizer”; “História dos Estados Unidos “ , “Conversas com um jovem professor” e outros. É membro do conselho editorial de muitas revistas científicas do país. É colunista fixo do jornal Estadão e tem participações semanais nas rádios e canais de TV do grupo Bandeirantes.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]