[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Eis uma questão bastante atual sobre o presente e futuro da Amazônia. A pandemia de covid19 expõe que o corona vírus veio por meio de um animal agredido em seu habitat. Continuando a destruição doa Amazônia, uma próxima pandemia poderá surgir daqui.

Daí a preocupação dos povos indígenas e dos bispos da Rede Pan amazônica.  Ontem apareceu a seguinte notícia: “A pedido do presidente Joe Biden, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, se reuniu na segunda-feira com integrantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). A reunião aconteceu, depois que a entidade solicitou, no mês passado, abertura de um “canal direto” de comunicação com os EUA sobre assuntos ligados à Amazônia brasileira. A conversa acontece às vésperas da cúpula sobre o clima, organizada pelo governo norte-americano, que será realizada de modo virtual na próxima semana”.

Duas organizações tem preocupações específicas com esta chamado cúpula sobre o clima. Isto porque, embora o presidente Biden seja democrata, no entanto, seu governo obedece aos interesses do sistema político econômico do Estado. A ambição geopolítica norte americana, olha a Amazônia a partir do seu interesse.

Por isso, os povos indígenas organizados na APIB, querem alertar o presidente Biden sobre o compromisso com a defesa das terras indígenas, hoje ameaçadas de invasão pelo agronegócio, mineradoras e o presidente Bolsonaro.

Já os bispos ligados à Amazônia, manifestam também sua preocupação com a cúpula do clima. “O presidente da REPAM-Brasil, dom Erwin Kräutler, e o presidente da Comissão para a Amazônia da CNBB, dom Claudio Hummes, manifestam preocupação pela falta de envolvimento dos povos amazônicos na tal cúpula do clima. Dizem os dois: “O atual governo dos EUA está se reunindo, sem transparência nem participação alguma dos povos da Amazônia, com o governo federal do Brasil, com a possibilidade de traçar acordos em proteção desse bioma. As principais lideranças dos povos indígenas, quilombolas, seringueiros e camponeses estão muito preocupadas na perspectiva de acordos e financiamentos internacionais a um governo abertamente anti-ambiental, anti-indígena, antidemocrático, negacionista da ciência, cuja gestão da pandemia está levando cada dia mais pessoas à morte e à pobreza.”. Afirma  o presidente da REPAM.

Assim, com as manifestações tanto dos povos indígenas como dos bispos da Amazônia, o governo norte americano terá que definir se vai defender o ecossistema da Amazônia, para o equilíbrio do planeta, ou para atender interesses próprios e do presidente Bolsonaro. (Notícia para Red PAM 14.04.2021)

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I