Luiz Moura 1 de abril de 2021

([email protected])

Eu sou professor Luiz Moura da comissão de pastoral da educação da Arquidiocese de Olinda e Recife e represento o Sr. Arcebispo no campo da educação; trago para todos uma mensagem: LÁ SE FORAM AS FÉRIAS; lá tivemos um tipo de aprendizagem: aprendemos a conviver mais em família; aprendemos a combater o vírus da pandemia que nos atormenta a todos e aprendemos também a cuidar mais de nós mesmos, participando de momentos de espiritualidade, de lazer e exercício de solidariedade. Agora retornamos às salas de aula de forma presencial ou remota; não importa; importa saber que nossos professores e professoras nos ensinando, também aprendem conosco; importa saber que enquanto aprendemos também somos portadores de saberes para nossos mestres; Eis que esse conhecimento se dá na partilha de saberes: compartilho o que eu sei e você partilha o que sabe. Coisa maravilhosa; a Bíblia chama isso de milagre; maravilha de se ver (miraculum). Ensino com saber e sabor; ensinamento e sabedoria. Na Bíblia, Jesus é chamado de mestre mas,  seu ensino é dado com autoridade, com sabedoria e com coerência ou seja há perfeita sintonia entre o que ensina e o que vive; diferente do ensino dos doutores da lei e dos fariseus que utilizavam a lei e a religião para dominar o povo. Longe de nós esse tipo de ensino. Queremos que a escola seja portadora de um conhecimento capaz de nos fazer crescer plenamente em humanidade, espiritualidade, solidariedade e amorosidade em vista da construção de um mundo melhor. Bom retorno às aulas! Sejamos felizes!

COMISSÃO DE PASTORAL DA EDUCAÇÃO DA AOR

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I