Luiz Moura 1 de abril de 2021

([email protected])

Eu sou professor Luiz Moura da comissão de pastoral da educação da Arquidiocese de Olinda e Recife e represento o Sr. Arcebispo no campo da educação; trago para todos uma mensagem: LÁ SE FORAM AS FÉRIAS; lá tivemos um tipo de aprendizagem: aprendemos a conviver mais em família; aprendemos a combater o vírus da pandemia que nos atormenta a todos e aprendemos também a cuidar mais de nós mesmos, participando de momentos de espiritualidade, de lazer e exercício de solidariedade. Agora retornamos às salas de aula de forma presencial ou remota; não importa; importa saber que nossos professores e professoras nos ensinando, também aprendem conosco; importa saber que enquanto aprendemos também somos portadores de saberes para nossos mestres; Eis que esse conhecimento se dá na partilha de saberes: compartilho o que eu sei e você partilha o que sabe. Coisa maravilhosa; a Bíblia chama isso de milagre; maravilha de se ver (miraculum). Ensino com saber e sabor; ensinamento e sabedoria. Na Bíblia, Jesus é chamado de mestre mas,  seu ensino é dado com autoridade, com sabedoria e com coerência ou seja há perfeita sintonia entre o que ensina e o que vive; diferente do ensino dos doutores da lei e dos fariseus que utilizavam a lei e a religião para dominar o povo. Longe de nós esse tipo de ensino. Queremos que a escola seja portadora de um conhecimento capaz de nos fazer crescer plenamente em humanidade, espiritualidade, solidariedade e amorosidade em vista da construção de um mundo melhor. Bom retorno às aulas! Sejamos felizes!

COMISSÃO DE PASTORAL DA EDUCAÇÃO DA AOR

Obs: O autor é Mestre em Educação pela Université du Québec à Hull (Canadá), professor da Unicap e da Fafire e  presidente da Comissão de Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]