http://obviousmag.org/denis_athanazio/
https://denisathanazio.wordpress.com

Hoje em dia, a ansiedade parece estar vinculada ao nosso nome, nos dando a impressão de que somos apenas a ansiedade que carregamos. Em meio a todas as incertezas em que vivemos, o futuro mora cotidianamente no nosso presente, e a ansiedade é por definição, o excesso de futuro no presente.

Existe sim, a ansiedade “boa”, que é aquela que nos impulsiona a (tentar) planejar minimamente a nossa vida de forma responsável. Existe ainda, a mais primitiva, aquela ligada ao instinto de sobrevivência e, como o nome já diz, nos faz lutar para continuar existindo.

Já a ansiedade “ruim”, se apresenta através de excessiva e persistente preocupação/ tensão em cada movimento cotidiano que fazemos. É quando o futuro assalta o nosso presente, gerando sintomas dos mais variados no corpo/mente dos ansiosos. Para eles ( ou para todos nós), essa forma de viver cansa a alma, e o ato de existir se torna pesado.

Em meio ao caos pandêmico, ( principalmente no Brasil), difícilmente alguém por aqui não se sinta ansioso(a) e com medo do futuro. Paradoxalmente, quem hoje não carrega dentro de si esses sentimentos, talvez esteja doente demais.

Obs: O autor é Psicólogo, palestrante, terapeuta de família casal.

Imagem do autor

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I