www.diocesedejales.org.br

Faz sentido voltar ao tema da pandemia, porque o desafio ainda continua. Inclusive se agravou. As estatísticas nunca foram tão preocupantes como nestes dias. O quadro dramático que logo vem à mente é a situação emblemática de Manaus. É a amostra do que poderá ser a situação de todo o país, se não forem tomadas adequadas medidas administrativas e de adesão da população a práticas preventivas adequadas e urgentes.

A chegada tempestiva da vacina mostra como a ciência, se colocada a serviço da vida, pode se tornar uma valiosa aliada dos governos, e do bem comum.

Mas, é preciso haver convergência entre a contribuição da ciência, a administração competente dos agentes públicos da saúde, e o interesse indispensável da cidadania.

É preciso evitar que a causa da saúde pública seja instrumentalizada para fins econômicos, ou submetida a manobras políticas. É triste constatar que a incompetência administrativa se soma a interesses políticos, resultando em consequências trágicas, como se constata, infelizmente, em nosso país, de modo especial em torno do “imbróglio” da aquisição, distribuição e aplicação das vacinas.

Em entrevista concedida pelo Papa Francisco aos jornalistas, ele observa que nunca se sai de uma crise da maneira como entramos. Ou saímos melhores ou piores. E quanto maior for a crise, mais profunda deve ser a mudança a partir das advertências que a crise nos apresenta.

Seria muito superficial achar que a vacina vem resolver todo o problema levantado pelo “coronavírus”. Esta pandemia traz a grande oportunidade para alcançar uma meta muito grande e desafiadora. Trata-se do desafio de mudar nossa maneira de pensar e de agir, em relação ao nosso convivo humano, mas também em nosso convívio com a natureza, com a nossa “mãe terra”.

Na entrevista concedida aos jornalistas, o Papa aponta duas realidades, que revelam o lado trágico da situação da humanidade: as guerras, que ainda persistem, e as milhares de crianças, que cada dia morrem de fome.

É triste fazer as contas, e verificar que o dinheiro gasto na compra de armamentos durante um mês seria suficiente para alimentar as crianças famintas durante um ano inteiro. Uma “cultura da indiferença”, como observa o Papa Francisco, esconde estas realidades de modo a não perturbarem a consciência das minorias privilegiadas. E a “cultura do descarte” justifica a eliminação dos que perturbariam a presença dos excluídos do banquete da abundância. A pandemia escancarou os equívocos do sistema que privilegia as minorias ricas em detrimento das maiorias empobrecidas.

Com a mesma urgência que aguardamos a vacina, precisamos nos debruçar sobre um projeto de vida, que cuide do meio ambiente, e concretize o sonho da encíclica “Fratelli Tutti”, “todos irmãos”, todos convocados a construir um mundo de fraternidade e de paz. 28.01.2021

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.  

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]