Padre Beto 1 de fevereiro de 2021

pt-br.facebook.com/PadreBetoBauru
https://www.youtube.com/padrebeto
Padre Beto oficial (@padre_beto_oficial) – Instagram

IRA sequestra um soldado inglês, que desenvolve uma certa amizade por um dos guerrilheiros. Mas o soldado morre e o guerrilheiro vai comunicar sua morte à namorada do soldado, por quem acaba se apaixonando. Mas esta paixão lhe provocará um choque inesquecível, quando companheiros do IRA exigem que ele participe de uma outra missão.“Traídos Pelo Desejo”, de Neil Jordan, traz a reflexão sobre o dever e o direito de ser diante do grupo.

No Evangelho de Lc 13, 22-30, alguém questiona Jesus: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Esta era uma discussão presente nos círculos religiosos judaicos. A teologia rabínica afirmava que somente os pertencentes ao povo de Israel é que seriam salvos. Porém, alguns grupos apocalípticos afirmavam que nem todos do povo de Israel seriam salvos. Ao ser questionado, Jesus não entra na discussão, mas muda a perspectiva da pergunta. A pergunta feita traz a idéia de que Deus já possui os seus privilegiados. Jesus não joga a questão da salvação para Deus, mas para os homens. Em primeiro lugar, ele deixa claro que não é a simples pertença a uma etnia, a uma cultura ou a uma religião que dá a garantia da salvação. O que nos permite também afirmar: Não é simplesmente o batismo, a pertença à religião cristã, o engajamento em uma paróquia, a pertença a um movimento ou grupo de oração que nos dá a garantia de salvação. Em segundo lugar, Jesus deixa claro que o grande critério de ser ou não ser salvo é a justiça. Esta é representada pelo símbolo da “porta estreita”. “Fazei o possível para entrar pela porta estreita”, diz Jesus. Esta metáfora diz respeito à justiça, pois a porta estreita impõe os limites de minhas ações diante de qualquer situação da vida. Eu não posso viver como se o mundo fosse simplesmente e somente meu, passando pelos limites da liberdade do outro ou deixando com que os outros adentrem à minha liberdade. O senso de justiça é a porta estreita de salvação que impõe obrigações e nos oferece direitos. 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]