Betto Santos 1 de fevereiro de 2021

[email protected]

Estar preparado é tudo. De certa forma, Hamlet mudou a minha vida e a maneira de perceber o mundo. Hamlet, em um dado momento se sua história, vai fazer um duelo com Laertes. E ele está com um pressentimento muito ruim em relação a esse duelo. Hamlet não sabe o que vai acontecer, ele não sabe se quer ir ou não. E Horácio, seu melhor amigo, a pessoa que ele mais confia no mundo, tenta convencê-lo a não ir ao duelo. E Hamlet responde: Não, de jeito nenhum. Eu vou!

Então, falando sobre a morte, Hamlet diz o seguinte: “Se for agora, não vai ser depois. Se for depois, não vai ser agora. E se não for agora, em algum momento vai ser.” E ele encerra: “Estar preparado é tudo”.

Nesse caso, ele está falando da morte, de estar preparado para a morte. Mas aqui eu estou falando da vida: Estar preparado para não saber. O que isso quer dizer? Estar preparado para não saber da vida, estar maleável, poroso, aberto para conseguir responder, das melhores maneiras possíveis, ao que você não sabe, ao que se apresenta para você. É uma enormidade de coisas que você não domina e que você tem que estar preparado para não dominar e conseguir fazer o melhor que você pode. E seguir tendo algum prazer com isso, com as novas experiências e descobertas. Não tem nada muito além disso. Não tem uma resposta certa. E a preparação não é a preparação de ter controle, de colocar uma armadura, e “eu vou vencer esse troço”. É estar preparado para não saber.

Quando eu entendi sobre o Hamlet, que no final das contas, ele era muito mais um rio que seguia naquele fluxo, do que alguém que iria se preparar para uma batalha, Hamlet, de fato, mudou a minha vida, nesse sentido. Eu entendi que não era sobre ser o vitorioso… às vezes você ganha, às vezes você perde (ou qualquer clichê desses). Mas era sobre estar preparado para não saber, para não controlar, para não dominar, para seguir adiante até quando a coisa for, até quando deixar de ser. “Se for agora, não vai ser depois. Se for depois, não vai ser agora. E se não for agora, em algum momento vai ser. Estar preparado é tudo”.

E ai? Você tá preparado para não saber da sua vida? No final das contas, nunca sabemos.

https://www.instagram.com/roberto.santos1

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]