Paula Barros 15 de janeiro de 2021

www.pensamentosefotos.blogspot.com
([email protected])

Ele passou no açougue antes de ir para casa. Observou o pé de porco no balcão branco de mármore, frio e sujo. Pensou nas próprias mãos que tentaram cortar. Sentiu o estômago revirar e gelar. Olhou o rabo do porco, num cantinho do balcão e pensou no próprio rabo que tentaram prender. Observou as orelhas do porco murchas, enrugadas, largadas. E pensou nos ouvidos que quiseram tampar. Viu os olhos do porco sem vida, sem brilho, e lembrou dos seus olhos que quiseram furar. Viu o porco todo estraçalhado. Pensou na sua vida que tentaram retalhar. Procurou no balcão branco de mármore, gélido, o pensamento do porco. O açougueiro respondeu. O pensamento ninguém consegue pegar. Não há dinheiro que possa comprar. Então ele disse: mas o coração está ali, exposto, sangrando. Sim, está. Mas o sentir não está no coração. Está na alma, e a alma foi liberta, a cada mutilação que tentaram fazer. Ele ali, em pé, diante do porco liberto, sentiu uma lágrima úmida escorrer pelo canto dos olhos.  Suspirou aliviado. Sentiu sua alma voltando a pulsar e viu que o pensamento, esse ninguém vai domar, nem comprar, nem pode vigiar. Sentiu-se liberto e aliviado, do olhar que aprisionava a alma.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I