Pastoral do Menor comemora 10 anos

Jornal Gazeta de 21/08/1998

No período de 13 a 19 de Fevereiro a Pastoral do Menor Trabalhador estará comemorando 10 anos de serviços prestados às crianças e adolescentes de Santarém.  A semana comemorativa será realizada com uma reflexão sobre o tema: “Olhando o passado, para refletir no presente, rumo ao futuro”.

A PAMEN iniciou seus serviços à comunidade em fevereiro de 1983, nas dependências da catedral de Nossa Senhora da Conceição sob a direção do irmão Ronaldo Hein, religioso da Congregação de Santa Cruz, que juntamente com o grupo de voluntários, idealizou um trabalho de orientação junto às crianças e adolescentes que trabalhavam na “Praça da Matriz”. Com o crescimento do número de crianças assistidas pela entidade e a falta de espaço, foi necessário a transferência da turma para o Colégio Dom Amando. Em  1988, a Pastoral passa a funcionar permanentemente, em um prédio situado na Rua Afonso Pena, no Bairro de Nossa Senhora das Graças.

 Desde sua criação, passaram pela entidade 770 menores entre 07 e 18 anos. Hoje a entidade assiste 600 adolescentes oriundos de famílias carentes dos bairros periféricos. Para isso, a Pastoral conta com 22 funcionários entre educadores, psicóloga, assistente social e instrutores de curso.

A PAMEN é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover crianças e adolescentes como seres humanos, tornando-os capazes de serem sujeitos de sua própria história, integrando-os na comunidade, como cidadãos participativos e filhos de Deus.

A instituição é mantida através de doações da sociedade, da diocese, dos distritos e de uma equipe executiva que auxilia a Pastoral. Além disso, alguns carnês promocionais são vendidos pela entidade.

Para a educadora Gildete do Nascimento, que trabalha com uma turma de meninos e outra só de meninas, os resultados obtidos pela Pastoral são positivos. “Alguns garotos já prestam seus serviços em várias empresas da cidade. Entre elas a Gráfica Tiagão e a Caixa Econômica Federal”, esclarece a educadora. Ela disse também, que outro bom resultado é a mudança no estilo de vida de algumas crianças, que apesar de viverem nas praças, obedecem às normas de conduta da instituição.

“Eles praticam esporte por vontade própria o que antes era bastante difícil”, explica ela.

 Para o menor José Soares da Silva, 12 anos, que aprende marcenaria na entidade, o trabalho da Pastoral é de extrema importância para sua educação, pois além dele aprende um oficio, aprende higiene pessoal e a ter uma  boa convivência com as pessoas.

As comemorações iniciaram na sexta-feira 13,  com uma Santa Missa na catedral de Nossa Senhora da Conceição. Amanhã, 16/02, das 8h às 10h30min será realizado um seminário no Centro de Apoio ao Pequeno Trabalhador, com o tema “Criança e Adolescente”. Dia 17, o seminário se repetirá na casa da Cultura Historiador João Santos. Para o dia 18, está previsto um “Jantar de Adesão no salão social do Iate Clube de Santarém. A semana comemorativa encerra no dia 19, com um evento denominado “Um dia na Praça”, a ser realizado na praça monsenhor José Gregório.

Obs: Texto retirado do Livro do autor Pastoral do Menor, com a sua autorização.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I