Pastoral do Menor comemora 10 anos

Jornal Gazeta de 21/08/1998

No período de 13 a 19 de Fevereiro a Pastoral do Menor Trabalhador estará comemorando 10 anos de serviços prestados às crianças e adolescentes de Santarém.  A semana comemorativa será realizada com uma reflexão sobre o tema: “Olhando o passado, para refletir no presente, rumo ao futuro”.

A PAMEN iniciou seus serviços à comunidade em fevereiro de 1983, nas dependências da catedral de Nossa Senhora da Conceição sob a direção do irmão Ronaldo Hein, religioso da Congregação de Santa Cruz, que juntamente com o grupo de voluntários, idealizou um trabalho de orientação junto às crianças e adolescentes que trabalhavam na “Praça da Matriz”. Com o crescimento do número de crianças assistidas pela entidade e a falta de espaço, foi necessário a transferência da turma para o Colégio Dom Amando. Em  1988, a Pastoral passa a funcionar permanentemente, em um prédio situado na Rua Afonso Pena, no Bairro de Nossa Senhora das Graças.

 Desde sua criação, passaram pela entidade 770 menores entre 07 e 18 anos. Hoje a entidade assiste 600 adolescentes oriundos de famílias carentes dos bairros periféricos. Para isso, a Pastoral conta com 22 funcionários entre educadores, psicóloga, assistente social e instrutores de curso.

A PAMEN é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover crianças e adolescentes como seres humanos, tornando-os capazes de serem sujeitos de sua própria história, integrando-os na comunidade, como cidadãos participativos e filhos de Deus.

A instituição é mantida através de doações da sociedade, da diocese, dos distritos e de uma equipe executiva que auxilia a Pastoral. Além disso, alguns carnês promocionais são vendidos pela entidade.

Para a educadora Gildete do Nascimento, que trabalha com uma turma de meninos e outra só de meninas, os resultados obtidos pela Pastoral são positivos. “Alguns garotos já prestam seus serviços em várias empresas da cidade. Entre elas a Gráfica Tiagão e a Caixa Econômica Federal”, esclarece a educadora. Ela disse também, que outro bom resultado é a mudança no estilo de vida de algumas crianças, que apesar de viverem nas praças, obedecem às normas de conduta da instituição.

“Eles praticam esporte por vontade própria o que antes era bastante difícil”, explica ela.

 Para o menor José Soares da Silva, 12 anos, que aprende marcenaria na entidade, o trabalho da Pastoral é de extrema importância para sua educação, pois além dele aprende um oficio, aprende higiene pessoal e a ter uma  boa convivência com as pessoas.

As comemorações iniciaram na sexta-feira 13,  com uma Santa Missa na catedral de Nossa Senhora da Conceição. Amanhã, 16/02, das 8h às 10h30min será realizado um seminário no Centro de Apoio ao Pequeno Trabalhador, com o tema “Criança e Adolescente”. Dia 17, o seminário se repetirá na casa da Cultura Historiador João Santos. Para o dia 18, está previsto um “Jantar de Adesão no salão social do Iate Clube de Santarém. A semana comemorativa encerra no dia 19, com um evento denominado “Um dia na Praça”, a ser realizado na praça monsenhor José Gregório.

Obs: Texto retirado do Livro do autor Pastoral do Menor, com a sua autorização.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]