www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

 No Capítulo Geral dos Salesianos, reunião mundial  da  Congregação, que se realiza em Roma, cada seis anos, o Padre Pascual Chavez,  presidente da Assembleia e até aquele momento, Reitor Mor dos Salesianos, chamou à mesa  o Pe. Angel Fernandez Artime e disse-lhe: “Caríssimo Padre Angel, Deus, através dos irmãos capitulares, chamou-o hoje a ser o Sucessor de Dom Bosco. Está, portanto, chamado, não a conformar-se com o atual Reitor, nem com os seus predecessores, mas a ser o Sucessor de Dom Bosco. Portanto, em nome da Assembleia Capitular, na forma canônica, pergunto-lhe se aceita.”  – “Hoje sim é que eu preciso falar em espanhol,” brincou comovido o Pe. Angel. E acrescentou: “Abandono-me a Deus, e peçamos a Dom Bosco e a Maria Auxiliadora que nos acompanhem e me acompanhem, na fraternidade dos Salesianos e com a Congregação.” E concluiu com emoção: ”COM FÉ, ACEITO.”

Eram 10,20min da terça-feira, dia 25 de março, e tinha-se concluído o primeiro escrutínio para a eleição do Reitor Mor.

O  Padre Angel nasceu em 1960 em Luanco-Gozon, nas Astúrias (Espanha).  Com 18 anos, fez seus primeiros votos religiosos e em 1984 sua profissão perpétua. Foi ordenado sacerdote com 26 anos. É laureado em teologia pastoral e licenciado em filosofia e pedagogia  De 2000 a 2006 foi provincial (que os Salesianos chamam de Inspetor) de Lion, na Espanha.  Em 2009, foi nomeado Superior da Inspetoria da Argentina, onde teve a oportunidade de colaborar com o arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco. Havia sido nomeado, em dezembro último, superior da nova Inspetoria da Espanha mediterrânea, cargo que não poderá mais assumir porque, como décimo Sucessor de Dom Bosco, deverá agora desempenhar o ministério de Pai para toda a Família Salesiana.

O novo Conselho Geral dos Salesianos apresenta notável variedade de nacionalidades. O Ecônomo Geral, responsável pelas finanças da Congregação, é o irmão leigo, Sr. Jean Paul Muller, nascido em Luxemburgo. O Conselheiro para as missões é americano, de Washington; outro Conselheiro é mexicano; outro é de Gozo, do arquipélago de Malta. Um é indiano e nem estava em Roma no Capítulo Geral e sim em Jerusalém. e aceitou o cargo por telefone. O Conselheiro para a Europa Centro-Norte é o polonês Pe. Rozmus, atual diretor em Perúgia na Itália central.

Assim, a Família Salesiana em seus trinta grupos, esparsa em todo o mundo, conta hoje com líderes, provenientes das mais variadas nações, unidos todos com o ideal de Dom Bosco: “Daí-me almas, levai o resto!”

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]