[email protected]
dirceubeninca.wordpress.com

Extraordinário porque funde de maneira inigualável o divino com o humano. E nos inspira a viver a fé no Deus de tantos nomes em cada hoje da história!

Extraordinário porque o menino que atrai nossos olhares e corações nasceu em “Belém”, que significa “casa do pão”. E nos convoca para fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para que tod@s tenham o “pão” todos os dias em suas mesas!

Extraordinário porque o menino pobre, filho de uma família humilde, “os excluídos” daquele tempo, nasceu numa estrebaria, entre os animais, causando total estranheza. É que não havia lugar para eles. E nos conclama a superarmos todos os preconceitos, todas as formas de indiferença e exclusão!

Extraordinário porque Maria, José e o recém nascido receberam com muito carinho a ajuda, os afetos e os presentes dos pastores e dos magos que eram pagãos ou de outros credos. E nos lança apelos para sermos ecumênicos e respeitosos com toda diversidade cultural e religiosa!!

Extraordinário porque o cenário em que tudo isso aconteceu não era um palácio, nem um quarto de hospital ou um hotel, mas um ambiente totalmente integrado com a natureza, acalentado pelos animais e pelas pessoas que ali se aproximaram. E nos convida a fortalecer nosso espírito e nossas ações de cuidado com a Casa Comum!

Extraordinário por tantos outros motivos. E nos inspira, motiva, instiga e referencia a construir o extraordinário no ordinário de cada dia e em qualquer lugar em que estivermos. E esse extraordinário se torna tanto mais ordinário quanto maior e mais constate for nosso comportamento solidário!

Feliz Natal (do verdadeiro mesmo) a tod@s com tudo o que ele significa e que nos leva a ser e fazer!!

Obs: O autor é Doutor em Sociologia, pós-doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]