[email protected]
dirceubeninca.wordpress.com
Extraordinário porque funde de maneira inigualável o divino com o humano. E nos inspira a viver a fé no Deus de tantos nomes em cada hoje da história!
Extraordinário porque o menino que atrai nossos olhares e corações nasceu em “Belém”, que significa “casa do pão”. E nos convoca para fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para que tod@s tenham o “pão” todos os dias em suas mesas!
Extraordinário porque o menino pobre, filho de uma família humilde, “os excluídos” daquele tempo, nasceu numa estrebaria, entre os animais, causando total estranheza. É que não havia lugar para eles. E nos conclama a superarmos todos os preconceitos, todas as formas de indiferença e exclusão!
Extraordinário porque Maria, José e o recém nascido receberam com muito carinho a ajuda, os afetos e os presentes dos pastores e dos magos que eram pagãos ou de outros credos. E nos lança apelos para sermos ecumênicos e respeitosos com toda diversidade cultural e religiosa!!
Extraordinário porque o cenário em que tudo isso aconteceu não era um palácio, nem um quarto de hospital ou um hotel, mas um ambiente totalmente integrado com a natureza, acalentado pelos animais e pelas pessoas que ali se aproximaram. E nos convida a fortalecer nosso espírito e nossas ações de cuidado com a Casa Comum!
Extraordinário por tantos outros motivos. E nos inspira, motiva, instiga e referencia a construir o extraordinário no ordinário de cada dia e em qualquer lugar em que estivermos. E esse extraordinário se torna tanto mais ordinário quanto maior e mais constate for nosso comportamento solidário!
Feliz Natal (do verdadeiro mesmo) a tod@s com tudo o que ele significa e que nos leva a ser e fazer!!
Obs: O autor é Doutor em Sociologia, pós-doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia