http://institutodomhelder.blogspot.combr
[email protected]

Meus queridos amigos

Hoje é o dia de Sao Pedro. Ele está na lista dos Santos mais queridos do povo. É conhecido como porteiro do céu e os nossos pescadores o tem como colega de pesca. A gente sabe, também, que entre os doze apóstolos, escolhidos pelo próprio Cristo, ele sempre foi tido como o chefe, como o líder. Um dia Cristo deu todos os poderes de sua Igreja a Pedro.

Logo depois, deu os mesmos aos apóstolos, reunidos com Pedro.

Como Cristo fundou sua Igreja para ficar a serviço da humanidade, enquanto existir um vivente em nosso mundo, os poderes que Ele deu a Pedro continuam nas mãos do Papa (São Pedro foi o primeiro Papa) e os poderes que Cristo deu aos apóstolos, unidos com Pedro, continuam com os bispos unidos com o Papa.

Mas Cristo deixou muito claro que Ele só entende autoridade como Ele ensinou a ser autoridade, ele não veio ser servido, mas servir. Os grandes da Terra querem ser servidos. Os bispos e o Papa, com os padres, os religiosos, os agentes leigos da pastoral não podem ter autoridade como os poderosos deste mundo que querem ser servidos. Quem quiser ser o maior, seja o menor, e quem quiser mesmo seguir a Cristo tem que servir.

Pessoalmente, o que mais me encanta em Sao Pedro é descobrir como nós nos parecemos com ele… Ele tinha arrancadas formidáveis que arrancavam grandes elogios de Cristo, mas minutos depois era capaz de derrapagens terríveis que Nosso Senhor não deixava passar sem alertá-lo, não raro, de modo grave.

Ele era discípulo de Joao Batista. Quando o Batista encontrou Cristo, a quem ele vinha anunciar, cujos caminhos ele devia preparar, Joao não vacilou, quis que seus discípulos, inclusive Pedro, seguissem o Mestre, o Messias, o Salvador…

Quando, depois de uma noite inteira tentando pescar sem nada conseguir, Cristo mandou que Pedro e seus companheiros de pesca lançassem a rede do lado direito, foi tanto peixe, tanto peixe, que Pedro caiu de joelhos e disse ao Mestre: “Senhor! Vá embora. Eu não mereço a Sua companhia”. E Nosso Senhor lhe disse: “Até hoje você foi pescador de peixes. De hoje em diante vai ser pescador de homens”.

Quando Cristo perguntou quem pensavam que Ele era, Pedro respondeu imediatamente: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”.

Cristo diante da resposta tão rápida e tão segura disse que o Espírito Divino o inspirara e que ele era Kefas (Pedra) e sobre esta Pedra Ele ergueria a sua Igreja. Momentos depois, quando Cristo anunciou que seria preso, torturado e morto, e que todos os Apóstolos fugiriam, Pedro garantiu que ao menos ele não fugiria, ficaria com Cristo até a morte. Cristo anunciou que antes do galo cantar, Pedro o negaria três vezes.

Quem de nós não tem impulsos de amor a Deus, arrancadas de amor ao próximo, mas depois, no mesmo dia, é capaz de atitudes terríveis? Peçamos a Cristo que nossas fraquezas, nossos tombos, jamais abalem nossa confiança na misericórdia infinita do Pai. Que nos lembremos, e sempre, que se Sao Pedro é Sao Pedro, mesmo depois de três vezes ter negado o Cristo, quem o salvou foi a confiança absoluta na misericórdia do coração de Cristo. Terça-feira, 29.6.1982

Obs: *Mais uma das crônicas escritas por Dom Helder Camara para o seu programa de rádio UM OLHAR SOBRE A CIDADE, exibido na rádio Olinda às 06h55 de 01 de abril de 1974 a 22 de abril e 1983. Está crônica está publicada no livro “Meus Queridos Amigos”, que reúne 200, das centenas de crônicas lidas por Dom Helder ao longo dos nove anos de duração do programa.

 Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]