[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Amanhã é aniversário de Jesus de Nazaré, galileu conhecido dos romanos, messias, imaginado pelos discípulos, também reconhecido como Emanuel. Ou como quiser chamá-lo hoje, santo, profeta, subversivo e até comunista como alguns preferem. Jesus comunista? …

Ontem alguém exclamou – chega de falar em política! Vamos falar de Natal, aniversário de Jesus filho da dona Maria, cujo padrasto era seu Zé, o carpinteiro. Tudo bem, então vamos falar sobre o quê? Que tal se ele estivesse morando numa casa coberta de palha na beira do rio madeira, ou rio Solimões? Imaginemos que esteja morando na periferia de Macapá, ou da cidade de Balsas no Maranhão. Olha lá que está por aí…

Se ele estiver de fato, como ele se comporta diante de tantos desempregados, outros atingidos pelo covid 19, outros órfãos, migrantes, mesmo sendo amanhã dia de natal?… Conhecendo o galileu de Nazaré, que peitou os doutores da lei, vendo tantos sofrimentos nesta Nossa Casa Comum, Amazônia, calado ele não fica. Nem se deixa enganar pelos que destroem rios e floresta e tentam se iludir com cestas básicas para os pobres.

E assim, que ele vai dizer amanhã, seu aniversário? Dirá o que já disse aos pobres da galileia – “bem aventurados os que tem coração de pobre, por que deles é o reino; os que tem misericórdia dos outros, porque serão olhados pelo pai da misericórdia, os que tem fome e sede de justiça nesta Amazônia violentada, porque deles é o Reino do céu”.

Amanhã é aniversário do Emanuel, Deus conosco… e daí? Pensarão alguns… pois é, não te iludas com árvore de natal, quando as árvores da Amazônia estão arrancadas, nem vem com panetones e champanhe, pois o aniversariante está nas beiradas de rio e periferias. É lá que podes cantar noite feliz, se decidires renovar teu compromisso do batismo. 24.12.2020

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]