Elizabete Godinho 1 de dezembro de 2020

Um dos fundamentos da nossa Constituição cidadã é o pluralismo político. Concordemos ou não com o volume de partidos e suas pautas programaticas assegura-se a diversidade, no campo político, para que os/as cidadãos/cidadãs filiem-se, aproximem-se, e por estes exercitem o poder político. É simples assim. Mas, a meu ver, há complexidades que não tocarei neste breve pensamento mas que merecem tratamento em alguma outra ocasião. Indo ao ponto: se nos colocamos no campo democrático não usemos a negação da existencia de partidos para defender a continuidade ou alternância do poder político. Este é próprio da Democracia. Localizemos as fragilidades quando estas indicam afastamento das suas cartas de princípios, corrigindo o que se tem de corrigir, encarando suas contradições, fortalecendo as suas bandeiras sempre apostando alto na democracia. Sem querer anular, aniquilar, extirpar o outro. Antagonismo, em eleição, se demonstra na qualidade das propostas para a melhoria de vida da população. Não para atingir a existencia de partidos.

Não tenho filiação partidária mas, se me filiasse, iria defender arduamente um programa estratégico de formação de quadros. Acredito que só pela formação evita-se o aparecimento de candidaturas oportunistas, abrindo-se a possibilidade de intervir para a quebra dos monopólios das decisões internas.

– tá sonhando??? Ah, deixa eu sonhar!!

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]