Atenção, atenção!  Temos  quatro semanas para construirmos o Natal. Espero, sinceramente, que não tenha levado ninguém a pensar: mas  por que o alarde? Quatro semanas é tempo suficiente para construirmos nossa árvore de Natal.

Não, não estamos falando dessa construção. Estamos falando da construção que o Advento nos convida. Mas afinal, o que é Advento?

Advento origina-se da palavra  latina Adventus, do verbo Advenire que significa “chegar”, aproximar-se, vir chegando aos poucos. É o primeiro tempo do Ano litúrgico, tempo que antecede o Natal. Em especial  o advento diz respeito à chegada de Jesus ao mundo.

Faz-se referência que o Advento teve início entre os séculos IV e VII, praticamente em todo o mundo, objetivando a preparação para a festa do Natal. Este período inicia sempre no domingo mais próximo do dia 30 de novembro e termina no dia 24 de dezembro, na véspera do Natal. Dura quatro semanas. Neste ano de 2020 teve início no dia 29 de novembro.

Para os cristãos é tempo de preparação e alegria, tendo em vista as comemorações do nascimento de Jesus Cristo. Mas não podemos pensar em chegarmos ao Natal só com o espírito de festa, de troca de presentes, de farta refeição, com o tradicional peru, com o panetone, com as guloseimas, rabanada etc., etc. Mas acima de tudo devemos chegar a esta comemoração com o espírito novo, transformado, amadurecido.

Há séculos os profetas já anunciavam a vinda do Messias, o Cristo. João Batista não se cansou de bradar aos quatro cantos que Jesus estava chegando, nos trazendo um novo mundo. E o próprio Jesus Cristo nos informara da vinda do Reino de Deus. Mas nem todos nós ouvimos e entendemos esses anúncios, não nos modificamos, não nos transformamos até hoje. Não percebemos que Jesus Cristo já veio ao mundo, já nos deixara os caminhos a seguirmos, que insiste em que possamos ouvi-lo a cada dia, nos apresentando mensagens de todas as formas. Indicando que um dia voltará aos nossos tempos, mas que está aguardando por nós no vosso reino.

É preciso vivermos o arrependimento e assim possamos ser mais fraternos e possamos abraçarmos a verdadeira paz. Se não estivermos em paz, como podemos dar um abraço de paz? Com certeza precisamos construir a nossa alegria, aumentarmos nossas expectativas de dias melhores, renovarmos nossa fé, acreditarmos no amor de Deus e na vontade Dele de sermos santos.

É por isso que  o ano litúrgico tem início com o Advento e assim possamos ter e vivermos um ano novo melhor. Mais saudável, mais feliz. Ao abraçarmos um amigo lhe desejando um Feliz Natal, que realmente possamos transmitir-lhe essa felicidade, essa esperança do perdão por nossas  faltas e a certeza de vivermos a paz, o amor.

No advento precisamos abrir o coração. Deixarmos toda a sujeira  sair, escorrer toda a maldade que carregamos até então, organizarmos nossos pensamentos e os elevarmos bem alto até chegarem aos céus, onde um dia desejamos morar. Após o esvaziamento do nosso coração das coisas inúteis que impedem o nosso crescimento espiritual, deixemos as portas do mesmo escancaradas, para que Deus possa entrar e nos enriquecer como cristãos.

Se deixamos Deus penetrar nos nossos corações no Advento, é hora também de silenciarmos, conversarmos com Ele. Veremos que temos muito que agradecer e muito que pedirmos perdão. Nesse período precisamos intensificar a vigília e é tempo  também de muita oração.

O encontro com Deus nos leva a vermos nossos irmãos sem  a lente que usamos só para os seus defeitos. Poderemos vê-los na sua grandiosidade, principalmente quando eles também abriram os seus corações. Se eles ainda não fizeram essa abertura, vamos ajudá-los a arrebentarem  as portas de  seus corações e deixarem Jesus entrar.

O Advento é tempo de mudança, de conversão, de construção de um ser melhor, de busca  da luz dos céus, de procurar um encontro pessoal com Deus. É tempo de sepultarmos o egoísmo,  de não deixarmos o orgulho prevalecer, de cultivarmos a humildade, de praticarmos a caridade e a solidariedade, de renovarmos nossa fé, de banirmos a tristeza e o pessimismo de nossas vidas. É tempo de vivermos o amor. Só assim poderemos viver um Feliz Natal.

Vamos viver o Advento?

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]