Quando o poeta Paulo Bomfim marcou um almoço em sua casa, há mais de 10 anos, confessou que me apresentaria um dos homens mais talentosos e brilhantes que ele já conhecera. – Interessantíssimo, um gênio – Exatamente essas foram as palavras do poeta ao se referir ao seu amigo de infância, Dr. Raul.
Estabeleci a partir daquele dia uma sólida amizade com o casal Dr. Raul e sua esposa, Drª Maria Angela Zaccarelli Marino.
Foram muitos encontros “à mesa do poeta” e recordo quantas vezes Paulo Bomfim incentivou para que Dr. Raul escrevesse sua trajetória, e sempre repetindo aos seus pares acadêmicos – esse médico, que deu incalculável contribuição para a humanidade, tem que entrar para Academia Paulista de Letras – E foi o que aconteceu. Em 2015, em uma reunião na APL, o Acadêmico José Renato Nalini sugeriu ao Dr. Raul que se inscrevesse para vaga da Cadeira nº 1. Ninguém me contou, eu estava ao lado do Dr. Raul e presenciei o ar surpreso com que Dr. Raul respondeu humildemente – Será?
Foi eleito e no dia 29 de Outubro de 2015 aconteceu a solenidade de posse. Fiz a cobertura fotográfica que resultou em um registro memorável.
Quando Dr. Raul e Dra. Ângela me convidaram para colaborar com esse livro “Um cirurgião sob o olhar de Deus”, e fiz a leitura daquelas 300 páginas impressas em papel sulfite, entendi claramente as palavras do Paulo Bomfim se referindo ao dileto amigo.
Foi um privilégio contribuir para esse livro, trabalhando com as imagens fotográficas que solidificam essa história tão maravilhosa do Dr. Raul Marino Jr.
Foram meses fotografando o acervo, reproduzindo, recortando, fazendo adequações, tentando melhorar a qualidade da tecnologia digital retirada através de reproduções do papel fotográfico impresso. Todo esse trabalho feito com apoio e simpatia da Dra. Ângela. O resultado está significado nas 285 páginas desse livro que consagra a vida extraordinária desse médico cientista, dedicado, espiritualizado, humanista, generoso, que foi pioneiro em trazer para o Brasil em neurocirurgia o avanço necessário para salvar milhares de vidas. E, como diz Dr. Raul, isso só foi possível porque conseguiu enxergar longe, pois estava nos ombros de gigantes. Desfrutou da convivência com vários médicos que já eram prêmio Nobel, verdadeiros “Papas” da medicina. Drª.Angela, em um de nossos almoços na residência Marino, fez uma analogia interessante dizendo que a vida acadêmica do Dr. Raul se assemelha por exemplo a termos tido a oportunidade de conviver com Leonardo da Vinci, ou conversar com Galileu, ou frequentar o ateliê de Renoir, ou Monet. Diz Drª Angela que poucos brasileiros tiveram tal oportunidade, porque dá trabalho, requer dedicação, desprendimento. Muitos natais Dr. Raul passou sozinho, trabalhando em suas pesquisas pois não tinha condições financeiras de viajar para o Brasil.
Acredito que essa publicação, além de deixar registrado a importância histórica da contribuição para medicina que Dr. Raul proporcionou, esse livro tem a função, a incumbência, o papel fundamental em resgatar a ética, a dignidade, a disciplina, a arte de ensinar, o desprendimento em prol de um bem maior. Considero Dr. Raul Marino um exemplo nobre a ser seguido por todos, mas, muito mais, a ser seguido pelos novos médicos que necessitam de mestres inspiradores. Esse livro deveria ser leitura obrigatória em toda faculdade ou universidade de medicina, pois, como dizia o poeta Paulo Bomfim o mundo está desprovido de homens dignos para o banco de reservas, o mundo está carente de bons exemplos.
Um cirurgião sob o olhar de Deus é um livro que recomendo para todos, pois além de conhecermos a incrível trajetória desse médico que revolucionou a medicina nacional, tem o papel de nos trazer a reflexão sobre o destino da humanidade e seus desdobramentos, principalmente éticos.
Vale a leitura.

https://dibonetti.com/

Jornalista, fotógrafa, escritora, curadora e pesquisadora cultural.
Atua hoje como assessora de comunicação nas Academia Paulista de Letras Jurídicas e Academia Cristã de Letras. Biógrafa do poeta Paulo Bomfim, é responsável pelos direitos autorais, pela obra e pelo site.

Obs: Imagem enviada pela autora

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]