http://institutodomhelder.blogspot.combr
[email protected]

Meus queridos amigos

Quem já assistiu filmes sobre a vida, paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, há de lembrar-se da cena horrível da crueldade de Herodes, mandando matar crianças com menos de dois anos, no propósito tremendo de eliminar o Filho de Deus, o Rei dos Reis.

A matança de inocentes continua. Claro que não penso nos abortos provocados, embora reconheça que os maiores culpados são os que levam mães desesperadas a decisão absurda e louca de eliminar o fruto de suas próprias entranhas. É uma vergonha que ainda ande alta a mortalidade infantil. Mas, quem faz, em escala mundial, o papel de Herodes é a miséria.

Vergonha maior é começar o benefício de salvar da morte, mas estragar completamente o bem começado, arrancando da morte para condenar a uma subvida. O remédio não é salvar da morte, não é deixar de trabalhar contra a mortalidade infantil. O certo, o seguro, o sério, é além de salvar da morte, assegurar a todas as crianças condições de vida e não de subvida.

E o problema não se reduz a distribuir generosamente alimento, roupa, medicamentos, as mães mergulhadas na miséria. O certo, o seguro, o sério, é criar para todas as famílias condições de oferecer aos seus filhos um nível humano de vida…

Não é preciso ir a Índia para ver as crianças deformadas pela fome. É só ter olhos de ver e olhar em volta para descobrir em crianças deformações que cortam o coração.

Na “Declaração Universal dos Direitos da Criança”1 nada é esquecido. Foram respeitados e atendidos esses direitos e, com isso, cessaria a matança de inocentes — matança e deformações físicas e morais. Há na “Declaração Universal dos Direitos da Criança” princípios deliciosos como este: “Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão.”

Quando os esposos se desentendem, radicalizam e exasperam os motivos de desencontro e de necessidade de separação, pensam em si mesmos. Mas quando há filhos, os inocentes não pesam, não contam.

Os adultos se separam e os filhos ficam partidos ao meio. Não estou julgando ninguém. A verdade é que a vida é sempre mais complexa do que se pode imaginar.

No clima de Natal, peçamos a Criança que nos foi dada para salvar o amor entre os homens e o Pai Celeste, que as crianças do mundo inteiro, longe de serem submetidas a matanças ou condenadas a uma vida mutilada, tenham a realidade do que estabelece no papel a “Declaração Universal dos Direitos da Criança”: desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social. Sexta-feira, 26.12.1975

Obs: *Mais uma das crônicas escritas por Dom Helder Camara para o seu programa de rádio UM OLHAR SOBRE A CIDADE, exibido na rádio Olinda às 06h55 de 01 de abril de 1974 a 22 de abril e 1983. Está crônica está publicada no livro “Meus Queridos Amigos”, que reúne 200, das centenas de crônicas lidas por Dom Helder ao longo dos nove anos de duração do programa.

 Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]