www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

A diocese de Palmares-Pernambuco, criada em 1962, teve como seu primeiro bispo, Dom Acácio Rodrigues Alves. Sucedeu-lhe em 2000 Dom Genival Saraiva de França,  também eficiente e operoso Presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Agora, em virtude do famigerado cânon 401 § 1º, por ter completado os fatídicos 75 anos de idade, deve deixar os dois cargos: a diocese e a presidência do Regional. É lógico e salta aos olhos de todos de bom senso que agora, sem o encargo da diocese, Dom Genival poderia dedicar-se melhor e em tempo integral ao Regional NE-2.

O novo Pastor da Igreja que está em Palmares é o jovem e culto Dom Henrique Soares da Costa. Nascido em Penedo, AL, radicou-se em Maceió, onde cursou filosofia na Universidade Federal, concluindo o curso em 1984. Tive a alegria de recebê-lo no Seminário Arquidiocesano de Maceió e ordenando-o  diácono, enviá-lo ao  Colégio Pio Brasileiro de Roma. Lá, na Universidade Gregoriana, fez  brilhante curso de teologia, obtendo o mestrado com a tese “O princípio de comunhão na eclesiologia de Joseph Ratzinger”. Destaco aqui frase central deste lúcido trabalho teológico: “Sem dúvida, a de Ratzinger é uma eclesiologia eminentemente eucarística, inspirada na eclesiologia agostiniana e aprofundada na linha dos estudos de autores como Henri Lubac e Bernard Botte, podendo, sob este ponto de vista, dialogar com as eclesiologias de comunhão surgidas de modo tão marcante no pós-concílio. Trata-se, pois de uma visão de Igreja, fundamentalmente centrada no aspecto cristológico-sacramental, com uma fecunda vertente trinitária – enquanto no corpo pneumatificado  do Senhor, os cristãos tornam-se um só corpo num só Espírito, entrando assim em comunhão com o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Tive a consolação de ordená-lo presbítero em 15 de agosto de 1992, tendo ele preferido  ser ordenado na sua terra por seu bispo, pai e amigo, do que pelo próprio Papa em Roma, como havia a oportunidade. Infelizmente, não me foi dado ordená-lo bispo em 2009, quando eu estava no arquipélago de Fernando de Noronha, como Delegado do Sr. Arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho.

Como presbítero da Igreja de Maceió, além de professor de teologia no Seminário e em outras instituições de ensino universitário, desenvolveu intensa atividade pastoral na Igreja do Livramento, no centro da cidade, promovendo além de cuidadosas celebrações litúrgicas – tinha sido Cerimoniário do Bispo – cursos de teologia para leigos e palestras preparatórias da Semana Santa no Colégio Sacramento.

Está de parabéns Palmares. Feliz aquela diocese por receber como pastor um bispo teologicamente profundo, pastoralmente zeloso e solícito e corajoso na defesa da fé cristã e da Igreja de Cristo Senhor.

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]