[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Bom dia Cíntia e bom dia ouvinte aqui presente. Poso imaginar, nesses últimos dias até véspera das eleições, nós eleitores/as vamos estar azucrinados com tantas promessas de campanha de milhares de candidatos/as a prefeito e vereadores. Manaus não deve ser muito diferente de Santarém, além de que deve ter muito mais candidatos/as cantando a música “eu te darei o céu meu bem e o meu amor também…”. E ouvindo tantas promessas lindas para o bairro, para os pobres, a gente fica a pensar – quem mesmo merece meu voto?

Eles e elas fazem esforço para convencer a nós eleitores a confiar neles. Escute só,  chegou aqui em meu celular um anúncio bastante crítico dizendo: “ajude o vereador a exercer a profissão dele. NÃO o reeleja”. Parece brincadeira, mas tem muita razão. Afinal os vereadores estão concluindo quatro anos em que tiveram tempo de fazer algo pelo bem da sociedade, vigiar os atos do prefeito, criar leis positivas para o bem da sociedade. Basta! para isso há eleições de 4 em 4 anos, para renovar os mandatos. Vários bispos do Brasil tem feito orientações sobre a necessidade de nós eleitores usarmos o voto consciente. Mas o que é um voto consciente? O Presidente da CNBB Dom Valmor afirmou que “os “tempos desafiadores” vividos atualmente “exigem um modo diferente de se dedicar à política, uma presença mais solidária, que priorize principalmente o bem dos mais pobres, sua defesa e sua promoção a todo custo, ações mais consoladoras, capazes de levar esperança aos corações”.

Portanto, ouvinte, podemos qualificar o voto consciente seu e meu assim: eleitor que troca seu voto por um favor, ou dinheiro de candidato é tão corrupto quanto o candidato. Também, eleitor que vota apenas por simpatia como candidato, não é consciente. Por fim, eleitor que não se preocupa de verificar se o candidato tem uma história de vida honesta, se ele já provou estar do lados dos pobres e tem sido contra destruição de rios e florestas, o meio ambiente total. Então se o e a eleitora não é consciente de sua responsabilidade na escolha do vereador e prefeito, então ele é responsável por tatos vereadores irresponsáveis que só procuram eleitores na cassa de voto. Daí ouvinte, faltam apenas 26 dias para nós decidirmos o futuro de Manaus, de Santarém e do Brasil. Não fuja de sua responsabilidade ok? 19.10.2020

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I