Dasilva 1 de outubro de 2020

de que vale ganhar o mundo inteiro e perder a sua essência…

  1. Cresce o número de pessoas atraídas pela filosofia minimalista. Em outros tempos, ela já teve outros nomes e outros adeptos. Por várias razões, as pessoas descobrem que o intenso acúmulo não faz ninguém feliz.
  2. Ou porque se cansam da vida que levam. Ou por moda: parecer despojado. Ou esperteza: livrar-se de encargos. Existe até campanha do “desapegue-se” como forma de se livrar de objetos desnecessários que se amontoam.
  3. O minimalismo, como estilo de vida, atrai porque simplifica a existência ao propor a eliminação de excessos e manter o essencial. É mais que desfazer-se de penduricalhos: é descobrir um tesouro maior que não se acaba.
  4. A beleza é simples, dispensa adornos criados pelo mercado. Ter sempre mais leva a ser sempre menos. Poder sempre mais leva à solidão. A busca insana de aparecer leva à angústia. Sabedoria é o prazer de saborear.
  5. Muitos místicos viveram a “austeridade de vida” que significa ter o necessário, mas não ter supérfluo. Uma freira, de família bem rica, só tinha um par de sapato. Dizia que só tinha dois pés – era espiritualidade e protesto.
  6. Francisco de Assis radicalizou no ‘esvaziamento’. Como o mestre, desnudou-se da aparência de poder que humilha os deserdados, rompe a fraternidade e desvia de viver e anunciar a “perfeita alegria” do Reino, desde já.
  7. A pandemia, sobretudo para quem ficou entubado e reviveu, mostrou que pouca coisa é essencial. Viram que, numa fração de tempo, toda avidez vira pó, pois, não passa de um canto de sereia. Inteligência é apreciar a vida.
  8. A experiência do minimalismo ao apostar na posse do necessário, rompe com a preocupação e a angústia. E pode comprometer na construção do sistema solidário onde todos aportam o melhor de si e recebem o que necessitam. 1º. de outubro/2020
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]