Dênis Athanázio 15 de outubro de 2020

http://obviousmag.org/denis_athanazio/
https://denisathanazio.wordpress.com

Gosto muito de futebol. Desde pequeno, jogo, assisto e discuto sobre futebol com amigos na minha cidade. Já fui titular de time, reserva, gandula, mascote, etc.

Então, resolvi escrever sobre um tipo específico de jogador que todo time possui, ainda mais no nível amador, equipe de escola, bairro e rua desse Brasilzão de Deus. Me atrevi a escrever dez características para que você possa aprender (se já não sabe) a identificá-lo em qualquer time que conheça. Esse jogador, por incrível que pareça, geralmente tem uma autoestima baixa, pois a todo tempo precisa de pessoas e holofotes voltados para ele. Parece que é confiante, mas no fundo não é. Seu nome mais popular no futebol é Mala. Segue a lista:

1- Geralmente o Mala é ou já foi um bom jogador, mas ele sempre se mostra melhor do que realmente é. Valoriza muito o seu “passe” e, não muito raro, tenta humilhar os outros companheiros do time para se “sobressair”.

2 – O Mala nunca é o culpado pela derrota do time. A culpa pode ser do técnico, dos companheiros, da chuva, da rua, da grama, do cosmos… Menos dele!

3- O Mala comumente finge sempre estar machucado. A explicação é simples: Se ele jogar mal, tem a desculpa de estar machucado. Se jogar bem, é considerado um jogador de raça que dá o sangue para ajudar seus companheiros.

4- Quase sempre identificamos o Mala pelos apetrechos que coloca no corpo e no uniforme. Seja na gola da camisa desdobrada, no brinco de “diamante”, na tornozeleira, no esparadrapo exagerado, na munhequeira (sem estar com o pulso machucado) ou na chuteira mais cara do momento.

5- Se algum jogador der o passe para ele fazer o gol, o mérito é dele, pois conseguiu se posicionar bem. Se é ele que faz o passe, o mérito é dele pois teve uma boa visão de jogo.

6- Se o Mala estiver numa má fase (mas ele nunca admitirá), aceitará a reserva no máximo por dois jogos. Nem volta para o terceiro, pois não deram o “devido valor a ele” e tem um “nome a zelar” no futebol. Ou, ainda, alega estar sendo perseguido pelo técnico.

7- Tem medo de jogar fora da cidade, pois geralmente ninguém o conhece por lá. Para o Mala, não ser reconhecido é muito difícil.

8- O Mala gosta de chegar em cima da hora nos jogos do campeonato. O mesmo atrasa de propósito para dar um “ar” de preocupação na comissão técnica. Gosta que liguem para ele perguntando o famoso “Você já está chegando?” Afinal, ele tem que se sentir importante”.

9- Quando recebe dinheiro para jogar, ele exige ganhar mais que os outros jogadores. Se sua reivindicação não é atendida, ele mente que ganha mais para os amigos, afinal, ele não é “qualquer um”, tem uma história na cidade. Aliás, se ele já foi profissional, mesmo que durante 3 meses apenas, mente que jogou por 3 anos. E conta a todo mundo que sua carreira não foi para frente por ironia do destino e dos empresários .

10 – Finge que torce para o bem dos amigos que conseguiram se profissionalizar, mas, no fundo, deseja mesmo é que a carreira deles afundem. O Mala acha que sempre jogou muito melhor que seus amigos e não acha justo consigo próprio que sua carreira não decole.

E você, amante do futebol, acrescentaria algum outro exemplo nessa lista?

Obs: O autor é Psicólogo, palestrante, terapeuta de família casal.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]