Padre Beto 1 de outubro de 2020

pt-br.facebook.com/PadreBetoBauru
https://www.youtube.com/padrebeto
Padre Beto oficial (@padre_beto_oficial) – Instagram

Chance, um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand, um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente. Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente, a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand, sua esposa, se apaixona por Chance. O filme “Muito Além do Jardim”, de Hal Ashby, nos apresenta um personagem totalmente transparente que desestrutura a mente falsa e hipócrita criada em uma sociedade das aparências.

Em Jo 16, 12-15 encontramos outras funções do Espírito Santo. Em primeiro lugar, Jesus o apresenta como o Espírito da Verdade. Quem se deixa iluminar pelo Espírito de Deus busca a verdade. Ele não se fecha à verdade descoberta pelas ciências e pelo conhecimento humano, mas está em constante interação com as informações veiculadas na contemporaneidade. Como também o cristão é aquele que deseja a verdade nas circunstâncias da vida. Ele não tolera a hipocrisia ou a falsidade, mas procura sempre o jogo da verdade nos ambientes que frequenta. Porém, esta compreensão da verdade é a busca da completude, da verdade plena. Neste sentido que o Espírito é aquele que nos leva à revelação. Esta revelação não é algo novo que a humanidade virá a conhecer, mas um movimento que nos leva para trás. Quem se deixa inspirar pelo Espírito é levado, diante de qualquer situação, à revelação que é Jesus Cristo. A revelação já nos foi dada, ela é o ensinamento de Jesus, o ensinamento que é Jesus. O cristão volta-se para trás para conhecer como Jesus viveu e o que Jesus tem a nos dizer sobre os acontecimentos da vida. Porém, o Espírito Santo não é repetitivo, ele não gera um tradicionalismo que nos faz estagnar no tempo ou viver como o homem da Antiguidade. O Espírito nos ajuda a atualizar a mensagem de Jesus para os dias de hoje. Este é o grande desafio para o cristão, saber raciocinar e atualizar a mensagem do Cristo para as circunstâncias do século 21. Por fim, o Espírito revelará coisas futuras. O texto de João, com isso, não está afirmando a clarividência ou a previsão de fatos futuros, mas algo extremamente natural para quem possui um conhecimento de Jesus Cristo. Ao nos aprofundarmos no conhecimento de Jesus nos é revelado um futuro melhor, um mundo que deve ser uma “utopia” a ser sempre buscada. Ao olharmos para trás, ao olharmos para Jesus Cristo visualizamos como poderia ser o nosso mundo e damos passos significativos no presente para que as futuras gerações possam encontrar um universo mais feliz e mais humano.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I