Padre Beto 1 de outubro de 2020

pt-br.facebook.com/PadreBetoBauru
https://www.youtube.com/padrebeto
Padre Beto oficial (@padre_beto_oficial) – Instagram

Chance, um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand, um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente. Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente, a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand, sua esposa, se apaixona por Chance. O filme “Muito Além do Jardim”, de Hal Ashby, nos apresenta um personagem totalmente transparente que desestrutura a mente falsa e hipócrita criada em uma sociedade das aparências.

Em Jo 16, 12-15 encontramos outras funções do Espírito Santo. Em primeiro lugar, Jesus o apresenta como o Espírito da Verdade. Quem se deixa iluminar pelo Espírito de Deus busca a verdade. Ele não se fecha à verdade descoberta pelas ciências e pelo conhecimento humano, mas está em constante interação com as informações veiculadas na contemporaneidade. Como também o cristão é aquele que deseja a verdade nas circunstâncias da vida. Ele não tolera a hipocrisia ou a falsidade, mas procura sempre o jogo da verdade nos ambientes que frequenta. Porém, esta compreensão da verdade é a busca da completude, da verdade plena. Neste sentido que o Espírito é aquele que nos leva à revelação. Esta revelação não é algo novo que a humanidade virá a conhecer, mas um movimento que nos leva para trás. Quem se deixa inspirar pelo Espírito é levado, diante de qualquer situação, à revelação que é Jesus Cristo. A revelação já nos foi dada, ela é o ensinamento de Jesus, o ensinamento que é Jesus. O cristão volta-se para trás para conhecer como Jesus viveu e o que Jesus tem a nos dizer sobre os acontecimentos da vida. Porém, o Espírito Santo não é repetitivo, ele não gera um tradicionalismo que nos faz estagnar no tempo ou viver como o homem da Antiguidade. O Espírito nos ajuda a atualizar a mensagem de Jesus para os dias de hoje. Este é o grande desafio para o cristão, saber raciocinar e atualizar a mensagem do Cristo para as circunstâncias do século 21. Por fim, o Espírito revelará coisas futuras. O texto de João, com isso, não está afirmando a clarividência ou a previsão de fatos futuros, mas algo extremamente natural para quem possui um conhecimento de Jesus Cristo. Ao nos aprofundarmos no conhecimento de Jesus nos é revelado um futuro melhor, um mundo que deve ser uma “utopia” a ser sempre buscada. Ao olharmos para trás, ao olharmos para Jesus Cristo visualizamos como poderia ser o nosso mundo e damos passos significativos no presente para que as futuras gerações possam encontrar um universo mais feliz e mais humano.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]