Betto Santos 1 de outubro de 2020

[email protected]

Todo mundo na escola já pensou: “por que eu tenho que aprender isso?”, “eu nunca vou usar isso na vida”. Por falta de competência mesmo, não posso apontar o que deveria sair do currículo escolar. Mas por atrevimento, posso dizer o que certamente deveria ser incluído. Segue uma pequena lista:

1. Legislação – As leis são as regras do jogo. Pra você jogar qualquer jogo, você tem que saber as regras. Vai jogar xadrez? Tem que saber que o cavalo anda em L. Faz sentido o cavalo andar em L? Não, mas é a regra do jogo. Como você vai se mexer no jogo do dia a dia se não conhece suas regras? Direitos do consumidor, leis tributárias, civis, entre outras. Mas certamente a fórmula de Bhaskara você nunca esqueceu.

2. Economia – O dólar subiu. E eu te pergunto: por quê? “Ah, porque ele quis”. Tá precisando pedir um empréstimo? Tem que calcular os juros. Por que o tomate subiu de preço? Por que a ação da Petrobrás caiu? Enfim, sem economia, você .caminha às cegas.

3. Datilografia – Eu não me lembro da última vez que peguei papel e caneta para escrever um texto de mais de uma página. Você só vai escrever a mão algo com uma ou mais páginas em duas situações da vida: uma carta de amor ou uma redação do ENEM. E as duas servem para o mesmo objetivo: Para você ser admitido em algum lugar.
O mundo mudou e a gente usa muito mais teclado do que papel e caneta.

4. Ciências domésticas – Eu aprendi muitas coisas com Newton. Aprendi que maças caem por causa da gravidade. Mas só aprendi com maças (como diria Chaves). Não aprendi com coca-cola. Naquela época não tinha coca-cola, e nem sofá. E se cai coca-cola no meu sofá? A vida nos ensina, mas isso também poderia ser papel da escola.

5. Nutrição – Tá ok. Isso a gente aprende de certa forma na biologia e na química. Glicose, proteínas, lipídios. Mas tudo é tão abstrato. Poucas pessoas têm alguma noção de quantas calorias e nutrientes precisam e consomem por dia.

6. Política – Você sabe o que faz um vereador, um senador, um procurador geral? Se depender da escola, procurador geral é o Google. O que é uma PEC? Como funciona a regra de suplentes para o legislativo? Política vai muito além das frases de efeito nas redes sociais.

http://bettosantos.blogspot.com

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I