www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

Foi assim que o diretor de L”Osservatore Romano”, Giovanni Maria Vian caracterizou o novo volume da obra “Jesus de Nazaré” de Bento 16, que faz profunda reflexão teológica sobre a vida e a pessoa de Jesus, abrangendo da entrada em Jerusalém à Ressurreição, continuando o volume anterior, que compreendia do Batismo no Jordão à Transfiguração. Fica a expectativa do que será o primeiro volume, do Nascimento ao Início da vida pública.  Apresentado  na sala de imprensa da Santa Sé em 10 de março último, o livro apresenta números  impressionantes desta obra, única no gênero:  sete edições iniciais num total de um milhão e duzentas mil cópias e contratos assinados com 22 editoras ao redor do mundo, num complexo trabalho editorial, comandado pela Livraria Editora Vaticana. Aqui é oportuno recordar que, ao assumir o pontificado, Joseph Ratzinger abriu mão de todos os seus direitos autorais em favor da Santa Sé. Até 2007,  eram mais de 600 artigos e uma centena de livros.

Não deixa de ser curioso conhecer o método utilizado pelo Papa Ratzinger para escrever seus livros, em meio a tantas ocupações de um pontificado particularmente dinâmico como o seu.. Ele escreve a lápis com sua inconfundível caligrafia miúda; a secretária Birgit Wansing digita o texto no computador; e nesse caso, o seu secretário particular, Monsenhor George Gänswein, a um ano e meio atrás, entregou o pen drive com o texto digitado ao Padre Giuseppe Costa, diretor da Livraria Editora do Vaticano. Obviamente ele escreve em alemão e há problemas nas traduções. Como já foram vários os tradutores italianos de suas obras nem sempre são homogêneas e há o perigo de trair o pensamento do autor. Como, por exemplo, aconteceu com  a tradução chinesa da parte anterior, que  não correspondeu à linguagem teológica. São todas informações do “L´Osservatore Romano”, o jornal do Vaticano.

Em novembro, saiu o livro-entrevista com Peter Seewald, ao qual Bento 16 concedeu uma hora por dia, de segunda a sábado, em suas férias de verão, em Castelgandolfo. O autor é um publicista que vive em Munique e já escrevera outros livros sobre o Papa Ratzinger e dois livros-entrevistas, O Sal da Terra Deus e o mundo. Este de agora tem por título Luz do Mundo, que a edição portuguesa traz na capa com a letra manuscrita do próprio Papa. Seewald explica na orelha do livro algumas das perguntas que ele fez ao seu entrevistado. Como se vê a si próprio Bento 16 e o seu pontificado? O que pretende alcançar? Como avalia as exigências de reformas na Igreja?  Como vê a situação do ecumenismo e as relações com os judeus e os muçulmanos? Como o Papa vê a sociedade ocidental de hoje, cada vez mais indiferente à fé e qual a proposta do cristianismo para os tempos atuais?

O livro conclui com um precioso Apêndice, com os trechos mais significativos da carta aos católicos da Irlanda sobre a pedofilia, um excerto do famoso discurso de Ratisbona sobre Fé e Violência, a controvertida posição do Papa sobre a AIDS na entrevista durante o voo para os Camarões em 2009 e uma cronologia de sua vida e de seu pontificado  até o fim de 2010.

O próprio autor classifica seu livro como “um fiel retrato do atual pontificado e do homem que a ele preside”.  E concordamos com ele.

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I