www.diocesedejales.org.br

Já faz tempo que as Pastorais Sociais, em colaboração com alguns movimentos sociais, promovem o Grito dos Excluídos. Ele foi realizado pela primeira vez em 1995, ano em que a Campanha da Fraternidade era sobre os Excluídos.

Para se situar adequadamente, desde o seu início, o Grito dos Excluídos quis estar em sintonia com as intenções da Igreja em cada ano, que são em grande parte expressas pelo tema da Campanha da Fraternidade. O Grito dos Excluídos faz repercutir a Campanha da Fraternidade.

A sua realização acontece pelo Brasil afora, em milhares de localidades, que valorizam o Dia da Pátria para enfatizar que o Brasil precisa ser um país sem exclusões, sejam elas sociais, econômicas ou culturais.

Uma característica vem sendo mantida pelo Grito dos Excluídos: a intenção de dar voz e vez  para os próprios excluídos manifestarem seus anseios e suas demandas, de tal modo que o Grito os desperta para uma atitude de mais participação, caminho que aos poucos vai despertando as pessoas a se tornarem sujeitos do próprio processo de integração pela prática da cidadania.

 Ao mesmo tempo que o Grito se realiza de maneira descentralizada, ele tem um lugar privilegiado de referência, que é o Santuário de Aparecida, onde no mesmo dia Sete de Setembro acontece igualmente a “romaria dos trabalhadores”. Esta realização simultânea do Grito e da Romaria acaba valorizando os dois eventos, pela semelhança de suas intenções e de procedimento: manifestar, com ênfase e convicção, mas de maneira pacífica e ordeira, causas importantes que estão presentes na sociedade. De modo que o Grito e a Romaria dos Trabalhadores são exemplo de manifestações ordeiras e construtivas, que dão neste momento uma preciosa lição de como agir com responsabilidade e ao mesmo tempo de maneira organizada, as demandas mais prementes de cada ano.

Que a proteção de Deus, pela intercessão de Maria, guie nossa pátria para os caminhos da verdadeira paz, que é fruto da justiça.

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]