www.diocesedejales.org.br

O mês de setembro traz acenos muito fortes de nossa vinculação com a natureza. E´ o mês de primavera, é o tempo de aguardar as chuvas, é a época em que as flores desenham seu encanto e sua beleza.

Mas vai crescendo uma preocupação. A natureza parece emitir sinais de desequilíbrio e de perturbações. Terremotos, vulcões, enchentes, secas, vão se sucedendo com mais frequência  e intensidade maior. O que está acontecendo com a natureza?  E´ o que muitos começam a se perguntar, com razão.

São ainda muitas as interrogações, sobre a verdadeira razão destes sinais, e sobre seu alcance verdadeiro. Uma coisa é certa: precisamos assumir melhor nossa responsabilidade pela natureza. Pois muitos desastres são conseqüência de irresponsabilidades praticadas antes. Está na hora de dar-nos conta do alcance do gesto do Criador, de confiar à humanidade a condução de sua obra, para levá-la à sua realização.

Portanto, independente do vínculo causal que possa existir entre os fenômenos da natureza e a ação humana sobre ela, é urgente assumirmos nossa responsabilidade pelo equilíbrio vital no planeta que habitamos.

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I