O mês de setembro traz acenos muito fortes de nossa vinculação com a natureza. E´ o mês de primavera, é o tempo de aguardar as chuvas, é a época em que as flores desenham seu encanto e sua beleza.
Mas vai crescendo uma preocupação. A natureza parece emitir sinais de desequilíbrio e de perturbações. Terremotos, vulcões, enchentes, secas, vão se sucedendo com mais frequência e intensidade maior. O que está acontecendo com a natureza? E´ o que muitos começam a se perguntar, com razão.
São ainda muitas as interrogações, sobre a verdadeira razão destes sinais, e sobre seu alcance verdadeiro. Uma coisa é certa: precisamos assumir melhor nossa responsabilidade pela natureza. Pois muitos desastres são conseqüência de irresponsabilidades praticadas antes. Está na hora de dar-nos conta do alcance do gesto do Criador, de confiar à humanidade a condução de sua obra, para levá-la à sua realização.
Portanto, independente do vínculo causal que possa existir entre os fenômenos da natureza e a ação humana sobre ela, é urgente assumirmos nossa responsabilidade pelo equilíbrio vital no planeta que habitamos.
Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.