[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Boa dia Cintia e Ítalo, bom dia ouvinte desta segunda feira. O que está acontecendo em Manaus em questões de violência? você tem uma opinião sobre as causas? Acusar somente o tráfico de drogas, é pouco; acusar os marginais, ou o comando vermelho e seus concorrentes, ainda é pouco. Você não acha que há causas mais graves para tanta violência na cidade?

Perguntei a alguém de Manaus sobre as causas e a pessoa disse que o fato de Manaus ser uma cidade inchada com 2 milhões e meio de pessoas amontoadas em tantas periferias, sem saneamento básico, pode ser uma causa; ela também citou que a desigualdade social na capital é muito grande, com tantas famílias sem emprego digno, sem moradia sadia, enquanto outros vivem no luxo, em mansões, ganhando rendas muito superiores e até de enriquecimento ilícito, sonegação de impostos, e muito mais, gerando desigualdade social, é outra causa  de violência na cidade.

Fato de existir intenso tráfico de drogas e facções de criminosos em Manaus, pode ser uma causa, mas não a principal, concorda? O tráfico de drogas hoje se tornou um comércio que gera renda para muitos que não conseguem trabalho digno. Isso não justifica o tráfico, mas indica que por trás dele há outras causas maiores.

120 anos atrás, Manaus era uma cidade rica por causa da extração da borracha. Construíram o teatro Amazonas, algumas mansões e até bondes nas ruas. Havia quase nada de violência urbana. Hoje, Manaus paga o preço de ser uma metrópole com 2 milhões e meio de moradores. E paga um preço de estar num Brasil sem governo federal justo e sem prioridade para saúde, educação, geração de empregos. Quando foi criada a Zona Franca não foi para garantir milhares de empregos, mas para gerar lucros a empresas estrangeiras de montagem. Tanto é que elas chegaram com equipamentos modernos e geraram poucos empregos. Além disso, os governos que geraram a zona Franca, não se preocuparam em investir pesado no saneamento básico, na saúde e educação. Por isso, quando hoje apareceu a pandemia, Manaus está sem assistência adequada à saúde e deu no que deu de tantos mortos pelo coronavirus.

Portanto, se a violência hoje impera na capital manauara, não se pode por a causa apenas nas facções e nas drogas. As causa maiores estão na péssima administração pública, municipal, estadual e federal. Daí que você eleitor e eleitora precisam pensar bem para as próximas eleições municipais de novembro. Está na hora de votar mais responsável, renovar, a Câmara e a prefeitura mesmo de vez, como começo de se buscar mudar a violência na capital.(Notícia para Riomar – 17.08.2020)

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]