Padre Beto 15 de setembro de 2020

pt-br.facebook.com/PadreBetoBauru
https://www.youtube.com/padrebeto
Padre Beto oficial (@padre_beto_oficial) – Instagram

José, ex-jogador de futebol de sucesso, trabalha atualmente como cozinheiro no restaurante mexicano de seu irmão. Nina é garçonete do local. Os dois protagonistas do filme “Bella”, de Alejandro Gomez Monteverde, passam um dia em Nova Iorque após alguns mal-entendidos no restaurante. Somente um dia será necessário para transformar suas vidas para sempre.

Nós temos dois relatos do envio do Espírito Santo que são significativos para compreendermos o sentido do Espírito de Deus em nós. Em Atos 2, 1-11, os discípulos impulsionados pelo Espírito pregam para uma multidão de estrangeiros de diversas línguas, porém “cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua”. Aqui compreendemos que o Espírito de Deus é o motivador do diálogo, da compreensão e do consenso. Onde não há diálogo e comunicação de coração para coração não há a presença do Espírito de Deus. Mas, no Evangelho de João (20, 19-23), o Cristo ressuscitado sopra sobre os discípulos o Espírito Santo e depois os envia com o poder de perdoar. Sopro e Espírito possuem a mesma expressão em hebraico. No Gênesis, Deus dá vida ao homem através de seu sopro. O Espírito de Deus é o sopro de vida e que gera vida. Porém, o grande sentido do Espírito de Deus em nós está na missão de envio que o Cristo ressuscitado entregue aos discípulos. O conteúdo deste envio não é um simples detalhe, ou seja, a missão central de quem é impulsionado pelo Espírito: exercer o poder do perdão. Porém, temos que nos perguntar a quem foi dado este poder. Mais tarde, com a instituição do sacramento da confissão, se perdeu o sentido original do texto do Evangelho. Para João o grupo dos discípulos é imagem da comunidade. Portanto, todos os que são impulsionados pelo Espírito possuem este dom do perdão. Mas o que significa perdoar? O perdão não é esquecimento. O perdão é correção. Deus não enviou seu Filho para condenar o mundo, mas para salvá-lo (Jo 3,17). Eu estou perdoando uma pessoa que me fez algo de ruim, quando compreendo seu erro e em diálogo procuro corrigi-la, procuro salvá-la da situação de pecador. Mas o que significa pecado? Para João, pecado é a cegueira diante da Luz, a incapacidade de compreender a Palavra do Cristo. Em 1 Jo 3,4 encontramos a melhor definição de pecado: o pecado é a iniquidade. O que significa então iniquidade? O iníquo é o perverso. O perverso é aquele que distorce o sentido das coisas. O perverso, por exemplo, faz da religião um caminho de lucro financeiro. O perverso transforma uma relação de amizade em uma relação interesseira. O perverso instrumentaliza as pessoas para um objetivo particular. O perverso faz da política não uma ação para o bem comum, mas para atingir benefícios a determinados grupos. É perverso aquele que se omite para fazer dentro da Igreja uma carreira eclesiástica. O perverso não é puro, mas tem sempre segundas intenções. Ele é falso e não transparente. Com o Espírito Santo somos impulsionados a eliminar todo tipo de perversão em nossa sociedade. Esta é a responsabilidade daqueles que acreditam na presença de Deus em nós. E Ele nos fez capazes de construir um mundo melhor. Afinal, afirma o próprio Cristo: “Quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores” (Jo 14, 12).

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I