www.diocesedejales.org.br

Nosso planeta hospeda a humanidade. Já chegamos a mais de sete bilhões de habitantes, um número que coloca com muita evidência a preocupação com o destino da humanidade, evidentemente ligado ao destino de nosso planeta.

Uma coisa vai aparecendo com sempre maior clareza: a interdependência de todos, e de nós próprios com a natureza. Tanto que um leve aquecimento global já traria, por exemplo, grandes conseqüências.

Nossas atenções vão se voltando em direção à China, por diversos motivos. O principal deles é em relação ao meio ambiente.

A China é o país mais populoso do mundo, com um bilhão e trezentos milhões de habitantes. Os jogos olímpicos seriam para fortalecer o espírito de paz e de fraternidade universal. Mas para constatar o quanto ainda estamos longe de uma situação de paz mundial, nos mesmos dias em que começavam os jogos olímpicos, começava uma nova guerra, envolvendo a Geórgia com a Rússia. Pareceria cômico, se não fosse de fato trágico.

 Quando o mundo era disputado por duas grandes superpotências, a antiga União Soviética e os Estados Unidos da América, as pequenas guerras eram ao mesmo tempo suscitadas e controladas pelos dois grandes. Agora que o mundo descentralizou os núcleos de poder e de influência, ninguém mais controla as desavenças que surgem em tantos lugares. Se fosse contar as guerras em andamento, as cifras espantam. São dezenas.  Quanto ainda falta para o mundo viver de fato em paz! A solidariedade universal, que valoriza indistintamente cada ser humano, ainda tem um longo caminho a percorrer.

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I