www.diocesedejales.org.br

Nosso planeta hospeda a humanidade. Já chegamos a mais de sete bilhões de habitantes, um número que coloca com muita evidência a preocupação com o destino da humanidade, evidentemente ligado ao destino de nosso planeta.

Uma coisa vai aparecendo com sempre maior clareza: a interdependência de todos, e de nós próprios com a natureza. Tanto que um leve aquecimento global já traria, por exemplo, grandes conseqüências.

Nossas atenções vão se voltando em direção à China, por diversos motivos. O principal deles é em relação ao meio ambiente.

A China é o país mais populoso do mundo, com um bilhão e trezentos milhões de habitantes. Os jogos olímpicos seriam para fortalecer o espírito de paz e de fraternidade universal. Mas para constatar o quanto ainda estamos longe de uma situação de paz mundial, nos mesmos dias em que começavam os jogos olímpicos, começava uma nova guerra, envolvendo a Geórgia com a Rússia. Pareceria cômico, se não fosse de fato trágico.

 Quando o mundo era disputado por duas grandes superpotências, a antiga União Soviética e os Estados Unidos da América, as pequenas guerras eram ao mesmo tempo suscitadas e controladas pelos dois grandes. Agora que o mundo descentralizou os núcleos de poder e de influência, ninguém mais controla as desavenças que surgem em tantos lugares. Se fosse contar as guerras em andamento, as cifras espantam. São dezenas.  Quanto ainda falta para o mundo viver de fato em paz! A solidariedade universal, que valoriza indistintamente cada ser humano, ainda tem um longo caminho a percorrer.

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]