[email protected]
neipies.com

Aproveitemos, ao máximo,
o nosso único e maior palco,
sem desperdiçar oportunidades
de aprendizagem.

Se você já foi meu aluno, quero saber como você está.

Este foi o texto de um post em uma rede social.

Afinal, as últimas semanas deixaram grande vácuo. Causaram ansiedade e decepção a professores, pois não houve condições de medir e mediar a aprendizagem dos estudantes. À distância, sem trocas, ficou quase impossível saber, medir ou dar sentido às aprendizagens e conhecer resultados pelos esforços empenhados. Aí, parece, o trabalho do professor, agora à distância, perde muito em sentido e valor.

Respondendo ao meu pedido, alguns estudantes se manifestaram dizendo que estavam bem, que estão trabalhando, cuidando da sua família, que tem saudades de minhas aulas instigantes e provocativas para o pensar.

Lembraram que é preciso pensar bem, para viver melhor, como ensinaram os sábios gregos. Disseram também como a filosofia é importante para ajudar a refletir as coisas importantes da vida.

Outros destacaram o Ensino Religioso como uma disciplina que ajudou a cultivar o respeito das diferentes religiões, a partir do conhecimento. Disseram ainda que aprendendo os fundamentos de algumas religiões, fica mais fácil respeitar as religiões diferentes daquelas praticadas por cada um.

Mas o inesperado aconteceu. Um amigo, destes de rede social, comentou: “eu não fui seu aluno, mas todos os dias aprendo bastante com o Senhor aqui. Te considero também meu professor, mesmo nunca tendo frequentado tuas aulas”.

Pois é, edito um site, gravo vídeos e sou bem ativo nas redes sociais. Mas qual é o alcance destas ferramentas para a educação? Será que estes conhecimentos possuem também poder de nos humanizar, de nos tornar seres humanos melhores?

Decidido, voltei à rede social e postei: se você é meu aluno e eu ainda não sei, me avise: quero saber como você está”.

Agora, mais do que nunca, quero saber mais sobre esta ideia de ensinar sem saber que se está ensinando. Quero estar disponível para aqueles que ensino, mesmo sem saber.

Já aprendi que educar vai além da escola, pois ela não é o único lugar de aprendizagens significativas. Educar significa entender que sempre é tempo de aprender e de ensinar e que não há idade e nem espaços físicos ou sociais determinados para as aprendizagens relevantes para vida de todos nós.

Alivia saber que há possibilidades de educar fora das salas de aula, nestes tempos de isolamento físico e social. Salas de aula (presenciais ou virtuais) são importantes na vida dos estudantes e professores e jamais podem ser substituídas porque permitem relação direta, relacional e significativa entre estudantes e professores. Mas, …

Compreender as relações de aprendizagem fora das escolas é importante e necessário.

Vida e palco, escola e passagem se fundem na maior arte que é viver. Mas, quem é ligado à educação sabe que nunca sabemos tudo e sempre haverá muito o que aprender. Somos eternos aprendizes.

Assim já escreveu filósofo e professor Sérgio Sardi: “há muito mais entre o aprender e o ensinar que uma relação direta e linear possa dar conta. Há muito mais que as palavras possam dizer. O gesto unilateral que põe, de um lado, o ensinar e, de outro, o aprender, é míope com relação ao que mais importa: o inusitado, o encontro, o prazer que confere sentido humano ao tempo das nossas vidas”.

Aproveitemos, ao máximo, o nosso único e maior palco, sem desperdiçar oportunidades de aprendizagem.

Obs: O autor é professor, escritor e ativista em direitos humanos, desde Passo Fundo, RS

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]