www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

Retrospectiva é observação ou análise de tempos ou coisas passadas – diz o Aurélio. Já o filósofo Santayana sentencia: “Os que não podem recordar o passado estão condenados  a repeti-lo.”A história da Igreja a tem levado sempre a refletir sobre erros e vitórias do passado e o ano que termina teve pelo menos três grandes momentos que pretendo recordar aqui.

A renúncia ao supremo pontificado do santo e sábio Papa Bento XVI, anunciada no final do concistório de 11 de fevereiro e  consumada às 20 horas do dia 28 daquele mês, marcou sem dúvida a história desse ano. Era o homem “que não queria ser Papa” na expressão do jornalista Englisch. E, na véspera do dia de sua renúncia, ele afirmou: ”Amar a Igreja significa também ter a coragem de fazer escolhas difíceis, dolorosas, tendo sempre diante dos olhos o bem da Igreja e não a nós mesmos”. Comentou a jornalista Silvia Guidi: “Talvez não haja frase mais incompreensível para a mentalidade atual, caracterizada pela obsessão do poder em todos os níveis”. O último e único Papa que propriamente renunciou foi S. Celestino V em 1294.

O segundo grande acontecimento do ano foi a eleição do Papa Francisco (Cardeal Jorge Mário Bergoglio) em 13 de março. Primeiro latino-americano,  primeiro jesuíta e primeiro a tomar o nome de Francisco. “Simplicidade, pobreza e autenticidade” são marcas características do novo Papa, logo em suas primeiras comunicações com o povo – disse o reitor-mor dos Salesianos,  Pe. Chavez. Na primeira encíclica “A Luz da Fé”, por ele assinada, Francisco esclarece que o Papa emérito Bento XVI já tinha quase concluído o esboço desta carta encíclica sobre a fé. “Na fraternidade de Cristo assumo seu precioso trabalho, limitando-me a acrescentar ao texto alguma nova contribuição” – declarou ele.

A linha pastoral do Papa Francisco ficou clara para todo o mundo em sua Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”  (A alegria do Evangelho) . Nela, ele propõe reforma das estruturas eclesiais para que se tornem mais missionárias. Ele trata de uma “conversão do papado”, para que ele seja mais fiel ao significado, que Jesus Cristo lhe quis dar e às necessidades atuais da evangelização. Sobre a Mulher, declara Papa Bergoglio: “Há necessidade de ampliar o espaço para uma presença feminina mais incisiva na Igreja, nos postos onde são tomadas importantes decisões.” Sua pregação ordinária realiza-se, além das audiências gerais das quartas-feiras e da recitação do “Angelus” aos domingos, – o que faziam todos os Papas anteriores – o sermão diário de suas missas na Casa Santa Marta, onde escolheu residir, deixando o Palácio Apostólico do Vaticano, e que é divulgado pela imprensa.  O interesse que o Papa Francisco desperta na mídia  mundial evidenciou-se pela sua promoção ao “Homem do Ano” da revista Time.

O terceiro grande acontecimento eclesial do ano foi, sem sombra de dúvida, a realização no Rio de Janeiro da Jornada Mundial da Juventude, de 22 a 29 de julho. Foi um evento de proporções planetárias e o primeiro encontro do novo Papa com bispos do mundo inteiro e o povo, com que tão bem se identificou. Jovens de mais de cem países, milhares de sacerdotes e bispos deram ao evento o significado de uma presença da Igreja no Brasil para o mundo.

Ano de bênçãos e de graças para toda a cristandade foi este ano que termina.

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]