[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Bom dia Ítalo, Cintia e você ouvinte.

Ao iniciarmos nova semana convido você a refletir sobre um assunto bem urgente, mais ainda nestes tempos angustiantes. Direitos humanos em Manaus, na Amazônia e no planeta, o que está em jogo sobre isso? Primeiro vejamos se entendemos bem o que são os direitos sagrados de todos os seres humanos. Segundo a declaração universal, são 30 os direitos que devem ser respeitados por todos nós. Entre outros, o direito à vida desde o ventre da mãe até a idade mais avançada; direito a trabalho digno, `a moradia, `a saúde e assim por diante.

Aqui chega uma questão pra você: em Manaus todos esses direitos estão sendo respeitados? E na Amazônia quantos desses direitos estão sendo violentados? O Papa Francisco em boa hora defende que todo ser humano tem direito à terra, ‘a moradia e ao trabalho digno.

Agora deixa lhe contar um fato triste. Uma semana atrás, a Policia Federal, com auditores do Ministério do trabalho e mais funcionários do IBAMA e ICMBIO, libertaram 14 trabalhadores no interior da Boca do Acre, portanto aqui no Estado do Amazonas. Eles eram escravos de fazendeiro.  trabalhavam no meio da mata, vivendo em tapiris cobertos com lona, sem um mínimo de higiene e salubridade.  Não tinham carteira assinada, nem outros direitos trabalhistas. Isso se chama trabalho semelhante ao trabalho escravo, do tempo do Brasil da cabanagem.

Daí, retomo a pergunta, será que em Manaus tem gente trabalhando como escravo no comércio, na indústria e até em casa de famílias, como empregadas sem carteira e sem salário justo? E se tem, será que o Ministério do Trabalho deve intervir e libertar?

(Notícia para Radio Riomar 26.07.2020)

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhã? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I