Padre Beto 1 de agosto de 2020

pt-br.facebook.com/PadreBetoBauru
https://www.youtube.com/padrebeto
Padre Beto oficial (@padre_beto_oficial) – Instagram

Após descobrir que a carne usada para fazer o hambúrguer servido em seu estabelecimento está contaminada, Don Henderson, executivo da maior rede de fast food dos EUA, faz uma jornada à origem dos alimentos servidos em restaurantes como o dele e descobre fatos nada agradáveis. Adaptação do livro homônimo de Eric Schlosser, “Nação Fast Food”, de Richard Linklater, fala sobre os riscos à saúde da população e ao meio ambiente esta indústria provoca.

Em sua despedida, em Jo 13, 31-35, Jesus sintetiza todo o seu discurso como toda a sua vida em um único mandamento: amai-vos uns aos outros. Esta síntese não pode ser entendida como um mandamento no sentido moderno da palavra, mas como era compreendido na época de Jesus. Mandamento é o mesmo que princípio, algo que me norteia e me faz pensar sobre o meu agir. O mandamento do amor ativa nossa inteligência, pois não é um preceito a ser cumprido, mas um princípio que nos orienta. Afinal, em cada caso, o amor é concretizado de uma determinada forma. Muitas vezes, o amor me exige ações violentas, outras vezes, o amor me faz agir com muita suavidade. Em determinadas situações o amor me impulsiona a falar; em outras, ele me faz calar. Para viver o mandamento do amor nós precisamos pensar, raciocinar sobre nossos atos e ações nas diversas circunstâncias da vida. Além disso, é necessário compreender que o amor bíblico não é o amor sobre o qual normalmente falamos. O amor bíblico não é sinônimo de gostar. Eu posso não me simpatizar com outras pessoas, mas eu não tenho o direito de, por esta razão, feri-las de algum modo. Talvez a palavra mais correta para se traduzir o “agapé”, palavra utilizada no texto bíblico original, seja respeito. É como se Jesus nos falasse: respeitai-vos uns aos outros. O respeito é mais concreto e deixa de ser um sentimento como costumamos compreender o amor. Se desejo ser cristão preciso respeitar as pessoas que me circundam. Respeito, em primeiro lugar, significa deixar que o outro seja e possa se desenvolver da sua forma de ser e de se desenvolver e não da forma como eu queira. O respeito surge da compreensão racional de que o outro possui o direito de ser e viver, assim como eu tenho o direito de ser e viver. Mas não é só isso, pois o respeito ao outro não significa indiferença. Pelo contrário, respeitar o outro é se interessar por sua vida e seus direitos. Por isso, o respeito inclui o diálogo, a compreensão do pensamento do outro. O outro pode ser diferente da minha pessoa e conduzir sua vida de uma forma diversa. Se não estou feliz com isso vou dialogar e tentar convencê-lo ao que eu acho melhor. Mas o que vai prevalecer é o respeito à opção do outro. Assim, nos reconhecerão como discípulos de Jesus, se nos amarmos uns aos outros. Este deve ser o início da caminhada do cristão, como também o final. A concretização de uma vida individual e social, na qual todos sejam respeitados como pessoas humanas, como filhos de Deus, independentemente de sua religião, raça, sexualidade ou opção de vida.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I