VII

Recife, Rua Afonso Celso, 182- AP.902 – Tamarineira, 14 de abril de 2020.

Com o passar do tempo, com o uso maior da casa e dos equipamentos, alguma coisa foi se desgastando e quebrando. Não se aperreou. Começou com uma lista. Era meticulosa. Gostava das listas…formou uma grande lista para o futuro. Inicialmente eram somente algumas pequenas providências relativas à manutenção da casa. Depois, começou a divagar e utilizou todas as cadernetas de vários tamanhos para fazer suas listas.  No final, já estava usando um documento do word, era mais seguro. Salvou até no HD externo! Viveu assim, a mercê das listas, todo esse tempo na expectativa de um futuro, esquecendo-se de viver o agora no aconchego do lar.

 VIII

Recife, Rua Afonso Celso, 182- AP.902 – Tamarineira, 18 de abril de 2020.

Acostumou-se a sua máscara. Aliás, tinha uma coleção delas! A cada lugar levava uma. A azul de bolinha para o trabalho, a de borboletas para as incursões poéticas, a de bichinhos para brincar com a neta, a de estrelinhas para falar com as amigas e a de linho cru para usar em casa.

Mesmo passado tantos anos, ela não consegue retirar a máscara. É sua proteção para sobreviver no mundo. Não liga muito para aqueles que falam dela pelas costas… Sorri, um sorrisinho bem maroto, com todos os dentes escancarados, escondido no recôndito da máscara. Pensa que pelo menos é autêntica expondo suas máscaras com todas as cores e formas para enxergarem uma parte de si. Os outros mascarados nem consciência têm dos papeis que interpretam por toda vida.

Obs: A autora é poeta performática, membra da União Brasileira de Escritores (UBE), da Associação dos Amigos do Museu da Cidade do Recife (AMUC), parceira da Cultura Nordestina Letras e Artes. É integrante dos grupos “Confraria das Artes” e “Grupo de Estudos em Escrita Criativa”. Seus três primeiros livros publicados são coletâneas de poemas, Pura Impressão (2008), Um Coração que Canta (2011), Querido Diário Peregrino (2014). Seu quarto livro trata do gênero infanto-juvenil e é bilíngue: A menina e a árvore – The girl and the tree (2017). Seu quinto livro- Sessenta e um Poemas Para Uma Vida –  foi lançado em 2019. Tem participação em várias apresentações poéticas e performáticas. Contatos: www.bernadetebruto.com e bernadete.bruto@gmail.com
Imagem da autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I