VII
Recife, Rua Afonso Celso, 182- AP.902 – Tamarineira, 14 de abril de 2020.
Com o passar do tempo, com o uso maior da casa e dos equipamentos, alguma coisa foi se desgastando e quebrando. Não se aperreou. Começou com uma lista. Era meticulosa. Gostava das listas…formou uma grande lista para o futuro. Inicialmente eram somente algumas pequenas providências relativas à manutenção da casa. Depois, começou a divagar e utilizou todas as cadernetas de vários tamanhos para fazer suas listas. No final, já estava usando um documento do word, era mais seguro. Salvou até no HD externo! Viveu assim, a mercê das listas, todo esse tempo na expectativa de um futuro, esquecendo-se de viver o agora no aconchego do lar.
VIII
Recife, Rua Afonso Celso, 182- AP.902 – Tamarineira, 18 de abril de 2020.
Acostumou-se a sua máscara. Aliás, tinha uma coleção delas! A cada lugar levava uma. A azul de bolinha para o trabalho, a de borboletas para as incursões poéticas, a de bichinhos para brincar com a neta, a de estrelinhas para falar com as amigas e a de linho cru para usar em casa.
Mesmo passado tantos anos, ela não consegue retirar a máscara. É sua proteção para sobreviver no mundo. Não liga muito para aqueles que falam dela pelas costas… Sorri, um sorrisinho bem maroto, com todos os dentes escancarados, escondido no recôndito da máscara. Pensa que pelo menos é autêntica expondo suas máscaras com todas as cores e formas para enxergarem uma parte de si. Os outros mascarados nem consciência têm dos papeis que interpretam por toda vida.
Obs: A autora é poeta performática, membra da União Brasileira de Escritores (UBE), da Associação dos Amigos do Museu da Cidade do Recife (AMUC), parceira da Cultura Nordestina Letras e Artes. É integrante dos grupos “Confraria das Artes” e “Grupo de Estudos em Escrita Criativa”. Seus três primeiros livros publicados são coletâneas de poemas, Pura Impressão (2008), Um Coração que Canta (2011), Querido Diário Peregrino (2014). Seu quarto livro trata do gênero infanto-juvenil e é bilíngue: A menina e a árvore – The girl and the tree (2017). Seu quinto livro- Sessenta e um Poemas Para Uma Vida – foi lançado em 2019. Tem participação em várias apresentações poéticas e performáticas. Contatos: www.bernadetebruto.com e [email protected]
Imagem da autora.