[email protected]
dirceubeninca.wordpress.com

Teodoro Adorno, filósofo, sociólogo e musicólogo alemão, falecido em 1969, em se referindo a Auschwitz (nome alemão dado à cidade polonesa de Oswiecim, um dos maiores campos de concentração e extermínio comandados pelos nazistas, onde foram mortos entre 1,1 e 1,5 milhão de pessoas, vitimadas pelas câmaras de gás, pela fome e por doenças diversas) escreveu:

“A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. A pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas. Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. Ela foi a barbárie contra a qual se dirige toda a educação”.

A barbárie é o desfecho mais trágico do fundamentalismo. Agora o fundamentalismo é intenso e se espalha qual vírus em vários campos da vida social. Ele faz acreditar numa verdade única ou numa mentira total, por mais absurda que seja. O fundamentalismo é o caminho de uma sociedade intolerante, o combustível da violência e um mecanismo de produção de injustiças e desigualdades.

Por sua vez, a educação nos diferentes níveis e espaços, pode fazer a diferença. Ela precisa combater os fundamentalismos e a indiferença. Esta (a indiferença) é tão perigosa quanto aqueles (os fundamentalismos). Nesse sentido, ainda ressoam as palavras de Martin Luther King, pastor protestante e ativista político da Geórgia (EUA), assassinado em 1968. Assim falou: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. (11.06.2020)

Obs: O autor é Doutor em Sociologia, pós-doutor em Educação e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]