http://obviousmag.org/denis_athanazio/
https://denisathanazio.wordpress.com
Um lugar para voltar não precisa ser, necessariamente, um espaço físico, mas sim um lugar simbólico. Esse lugar pode ser uma pessoa, uma memória, uma época em que se viveu. Hoje, em meio à pandemia, vivemos dias incertos e angustiantes. Não que antes não houvesse dor e dias difíceis, mas as dores são diferentes e sentidas subjetivamente conforme a nossa biografia e o período histórico em que vivemos.
Nesse momento, nossa alma clama por refúgio, por um lugar seguro para voltar, por um alguém que nos receba e nos escute de forma acolhedora.
A filósofa Hannah Arendt sabiamente nos ensinou que “toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história”. A escuta de nós, psicólogos, emerge da natureza, de ouvir e ajudar a interpretar uma história.
Que nós possamos ser casa e abrigo para alguém que está de passagem em nossas vidas. Todo mundo tem uma história para contar, mas são poucos os que estão dispostos a escutá-la.
É momento de nos ajudarmos. Coloco-me à disposição para te ouvir. Quem precisar, por favor, me procure no privado. 01.07.20
Obs: O autor é Psicólogo, palestrante, terapeuta de família casal.
Imagem enviada pelo autor.