([email protected])

São João Batista é um santo de ligação; ele liga o antigo ao novo testamento; ele é o último personagem do antigo testamento e o 1º do novo testamento; com ele encerra-se a antiga ordem e tem início a nova ordem;  o professor é também uma pessoa de ligação que conduz saber, sabedoria e conhecimento para seus alunos; quando alguém coloca o filho na escola está interessado em saber quem é o professor ou seja quem é aquele que vai conduzir conhecimento  e sabedoria para seus filhos.

No evangelho de Mateus está escrito: ”Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e do Jordão vinham até ele” (Mt 3, 5); ele tinha essa capacidade de atrair; Ai! do educador que não tiver a capacidade de atrair; terá muita dificuldade de educar, de ensinar ou de repassar conhecimento. O bom mestre jamais será esquecido por seus alunos.

Está escrito também nos evangelhos que João dizia pregando: “fazei penitência”; isso significa dizer: ‘mudem  de vida”  ou seja troquem de mentalidade e não sejam mais como antes e assim ele era  um educador popular muito procurado pelo povo.

Não ensinava somente para o povo simples; tinha muita coragem para falar aos fariseus e saduceus que eram grupos religiosos e políticos da época que exploravam o povo; a esses ele dizia: “raças de víboras, vocês não vão escapar da cólera futura, se não mudarem de vida”.

O educador é convidado a preparar ‘árvore’ que produz bons frutos; João Batista que tinha formação camponesa, aproveita de sua experiência  e diz: “ o machado já está aí; ai da árvore que não produz bons frutos; já sabe qual será o resultado”.

Na escola, os alunos fazem pergunta para o mestre; Também a multidão, os publicanos (que eram outro grupo religioso e político) e soldados faziam perguntas a João Batista e recebiam respostas:  “quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem” ; “não explorem o povo”; “não pratiquem a violência” e “sejam justos”.

E quando perguntavam quem é você, ele mostrava sua carteira de identidade dizendo: “Eu não sou o que deve vir; apenas preparo o caminho” e tal qual um apresentador de televisão, João anunciava boas novas e fazia muitas exortações; anuncia o artista principal e desaparece de cena. Começa assim a missão de Jesus.

Os grandes mestres nem sempre têm um destino fácil; João também não teve; tem o mesmo destino dos profetas; é encarcerado e depois decapitado mas suas mensagens hoje percorrem o mundo inteiro e aqui no Brasil, tornou-se um santo muito popular.

VIVA SÃO JOÃO BATISTA, NOSSO PADROEIRO!

OBS : Fonte: Evangelhos de Mateus e Lucas citados de forma livre

O autor é professor e presidente da comissão de pastoral da educação da arquidiocese de Recife e Olinda

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]