São João Batista é um santo de ligação; ele liga o antigo ao novo testamento; ele é o último personagem do antigo testamento e o 1º do novo testamento; com ele encerra-se a antiga ordem e tem início a nova ordem; o professor é também uma pessoa de ligação que conduz saber, sabedoria e conhecimento para seus alunos; quando alguém coloca o filho na escola está interessado em saber quem é o professor ou seja quem é aquele que vai conduzir conhecimento e sabedoria para seus filhos.
No evangelho de Mateus está escrito: ”Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e do Jordão vinham até ele” (Mt 3, 5); ele tinha essa capacidade de atrair; Ai! do educador que não tiver a capacidade de atrair; terá muita dificuldade de educar, de ensinar ou de repassar conhecimento. O bom mestre jamais será esquecido por seus alunos.
Está escrito também nos evangelhos que João dizia pregando: “fazei penitência”; isso significa dizer: ‘mudem de vida” ou seja troquem de mentalidade e não sejam mais como antes e assim ele era um educador popular muito procurado pelo povo.
Não ensinava somente para o povo simples; tinha muita coragem para falar aos fariseus e saduceus que eram grupos religiosos e políticos da época que exploravam o povo; a esses ele dizia: “raças de víboras, vocês não vão escapar da cólera futura, se não mudarem de vida”.
O educador é convidado a preparar ‘árvore’ que produz bons frutos; João Batista que tinha formação camponesa, aproveita de sua experiência e diz: “ o machado já está aí; ai da árvore que não produz bons frutos; já sabe qual será o resultado”.
Na escola, os alunos fazem pergunta para o mestre; Também a multidão, os publicanos (que eram outro grupo religioso e político) e soldados faziam perguntas a João Batista e recebiam respostas: “quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem” ; “não explorem o povo”; “não pratiquem a violência” e “sejam justos”.
E quando perguntavam quem é você, ele mostrava sua carteira de identidade dizendo: “Eu não sou o que deve vir; apenas preparo o caminho” e tal qual um apresentador de televisão, João anunciava boas novas e fazia muitas exortações; anuncia o artista principal e desaparece de cena. Começa assim a missão de Jesus.
Os grandes mestres nem sempre têm um destino fácil; João também não teve; tem o mesmo destino dos profetas; é encarcerado e depois decapitado mas suas mensagens hoje percorrem o mundo inteiro e aqui no Brasil, tornou-se um santo muito popular.
VIVA SÃO JOÃO BATISTA, NOSSO PADROEIRO!
OBS : Fonte: Evangelhos de Mateus e Lucas citados de forma livre
O autor é professor e presidente da comissão de pastoral da educação da arquidiocese de Recife e Olinda