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Quando Arthur Morrison é diagnosticado com câncer em estágio terminal, descobre também que tem poucas semanas de vida. Com isso, o filho, Blake, resolve promover uma reaproximação com o pai, com quem não tinha contato há muito tempo. “Quando Você Viu seu Pai pela última Vez?”, de Anand Tucker, acompanha o drama pelo qual pai e filho passam, na medida em que o tempo de vida de Arthur somente diminui.

O texto de Jô 21, 1-19 é uma criação do Evangelista, não com a intenção de contar mais uma aparição do ressuscitado, mas de apresentar a figura de Pedro. A personagem principal de toda a narração é Simão Pedro e, através dela, temos muito que aprender. Pedro se apresenta, em primeiro lugar, como um sujeito ativo. Ele sentado com os outros à beira do mar de Tiberíades, diz: “Eu vou pescar”. Ele não convida os outros, muito menos espera um convite, ele decide: eu vou. Mais tarde, ao ouvir que o senhor está na margem, Pedro não responde com palavras, mas toma uma atitude, se veste e atira-se ao mar. Depois ao ouvir Jesus pedindo mais peixe para a refeição Pedro não manda ninguém e nem espera que os outros façam, ele mesmo empurra a barca e a rede trazendo os peixes. Pedro é um sujeito que faz. Depois desta apresentação, o Evangelista cria um diálogo entre Jesus e Pedro, no qual Jesus pergunta a seu discípulo por três vezes: “Pedro, tu me amas?” Pedro fica triste com as três repetições da mesma pergunta. O Evangelista faz aqui uma referência às três negações de Pedro durante a Paixão do senhor. Mas mostra Pedro respondendo positivamente. Com este diálogo, temos o completo retrato de Pedro. Ele é um ser ativo, mas também é um ser humano. Ele foi um traidor, mas passou pelo arrependimento. Mais que isso, ele não permanece no arrependimento. Pedro aprende com seu erro e vai em busca do acerto. Pedro é um líder. Como Pedro todo cristão é, por essência, um líder. A liderança não é uma característica nata de uma pessoa, mas algo que todos podem alcançar. O líder se faz a partir do momento que se torna ativo, que aprende com seus erros e vai em busca dos acertos, que não espera um convite ou uma ordem, mas realiza o que é certo. Por fim, o texto termina com um ditado popular: “Quando eras Jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderas as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. O ditado, no contexto do texto, é mais profundo do que se imagina. Para os antigos, envelhecer era alcançar a sabedoria, a consciência, o sentido da vida. Permanecer jovem era permanecer imaturo, sem experiências, à mercê das circunstâncias e do modismo. O ditado diz que, quando somos jovens, temos vitalidade e vamos para onde desejamos, mas quando envelhecemos alcançamos a consciência, o sentido da vida. A partir deste momento, não fazemos mais simplesmente o que desejamos, mas o que deve ser feito. Por isso, vamos muitas vezes para onde não queremos ir. A consciência cristã está impregnada pelos princípios do respeito profundo ao outro e pela valorização da vida e do ser humano. Quem atinge esta consciência pode até desejar não se envolver com as situações e permanecer tranquilo em sua casa, mas não consegue, porque sua consciência fala mais alto. O cristão não deseja ser solidário, ele não consegue não ser solidário. Ele, muitas veze, não deseja ser honesto, mas não consegue ser desonesto. Sua consciência fala mais alto e o ordena a lutar por um mundo mais digno e humano para as pessoas.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


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