Essa é uma frase que foi dita por ERALDO GUEIROS LEITE que do ano de 1971 a 1975, foi Governador do Estado de Pernambuco…
E é na verdade uma frase que expressa uma verdade inconteste.
Mas é exatamente nesse momento que alguém pode me indagar o seguinte: Como isso pode ser verdade se eu conheço pessoas as quais deveriam ser-me gratas e que, no entanto guardam em seus corações a mais pura essência da ingratidão???
E a resposta é bem simples de se entender:
Para a mente ocidental o que existe é o conceito de gratidão, que é efêmera (do grego: apenas por um dia). Já para a mente Japonesa o que existe é o conceito de GIRI, o qual traduzido ao pé da letra seria algo como, DÍVIDA DE GRATIDÃO, que ao contrário da simples gratidão, essa sim é perene, ou seja, para sempre; E para todos nós que somos praticantes de Aikido é essa a qual deveríamos buscar praticar.
E é só a partir desse momento que temos o pleno entendimento da máxima elencada por ERALDO GUEIROS LEITE. É quando ela passa a fazer sentido.
Porém há uma gota de profunda sabedoria a qual devemos sorver, para só a partir daí a prática do GIRI tornar-se real: Veja!!!“Existem dois verdadeiros venenos para a GRATIDÃO, os quais têm o poder de transformá-la facilmente em ingratidão: O ego e a busca cega por bens materiais!!! Sendo o pior deles o EGO…
Mas nem tudo está perdido, pois da mesma forma que existem dois venenos, também há dois antídotos fortíssimos capazes de anular toda ação nefasta dos dois venenos. O primeiro é a pura e simples prática da “VERDADEIRA HUMILDADE” e o segundo é simplesmente saber ouvir…
É só a depois de haver administrado em si mesmo esses dois antídotos que você terá de fato conhecido o GIRI, que é a GRATIDÃO propalada por ERALDO GUEIROS LEITE.
Mas tenha muito cuidado GIRI tem grafia e sonoridade semelhante à KIRI (cortar), porém o GIRI une as pessoas enquanto o KIRI as separa. E por incrível que pareça, mesmo dentro do Aikido, as pessoas praticam muito mais Kiri do que GIRI.
Seja mais feliz e pratique o GIRI !!!
Sensei PAULO CANDEA
Obs: Imagem enviada pelo autor.