O séquito era de seis cães, todos nascidos e crescidos na rua, autênticos vira-latas de varias conotações. A frente, ela, a cadela, em pleno cio, pescoço erguido, cônscia, com toda a certeza, que os cães estavam ali atraídos pelo cheiro que dela emanava. Todos em passo apressado, se deixando conduzir pela fêmea. A cena não me era inusitada. Menino, vi nas ruas de Itabaiana, passeios idênticos. O mais recente ocorreu em Salgueiro, sete anos atrás, num sábado pela manhã, eu caminhando em torno do hotel, tendo no palco, digo, na rua, uma matilha bem maior, uns vinte cães, e a cadela, bem, dando corda a todos os valetes ali presentes. O grupo seguiu avançando em linha reta, até que, numa esquina, três cães pararam, como a dizer que, dali para a frente, não dariam um passo a mais, como não deram. O que me chamou a atenção foi a curiosidade dos três, parados, a acompanhar o passeio dos demais.

Agora, o daqui, teve final trágico. Os cães passaram, ingressaram no jardim de um edifício, invadiram área de um shopping, tentaram sair, e, não sei porque cargas d´agua, retornaram ao ponto de partida, palmilhando outros jardins do edifício onde meu flat se aloja. Passaram por mim, indiferentes a minha caminhada matinal, e, adiante, ouvi uns latidos típicos de cães que se digladiavam, o focinho se abrindo para mostrar os dentes, e, eu, para mim, a achar que a briga entre eles, na disputa da cadela, enfim, encontrava seu início. Adiante, quando contornei grande parte do edifício, observei que os cães, silenciosamente, ingressavam na avenida ao lado, tomando rumo que escapou de minha visão.

Passei, então, no local onde o incidente, digamos assim, ocorreu. Um motoqueiro, indignado com o cadáver de um timbu no gramado do jardim. Olhe o que cães fizeram, proclamava. Ironicamente, indaguei se ele queria que fosse o leão ou a cobra o autor do ratocídio, no que ele não gostou ou não entendeu. O cadáver apresentava marcas de ter sido atingido na garganta, a vítima, no seu passo miúdo,  sem conseguir escapar do perigoso séquito que lhe alcançara na malograda tentativa de se salvar. Na garganta estraçalhada, os cães gastaram a energia reservada a cadela, fruto de dentes bem afiados. O timbu pagou o pato com a vida. Os cães seguiram adiante. Penso que o assassinato não mereceu um só registro policial, aumentando, assim, a estatística dos crimes impunes na bela e histórica cidade do Recife. ( 13 de novembro de 2019.)

Obs: Publicado no Diario de Pernambuco
[email protected]
Membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras
  

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]