[email protected]

Em uma das suas sapientes manifestações o Papa Francisco nos faz uma importante admoestação com estas palavras: “Nós, seres humanos, não somos meros beneficiários das demais criaturas, mas sim guardiões delas.” Verdade, mas infelizmente, tem muita gente que não se vê como guardião da natureza que gratuitamente recebemos das mãos do Criador.

Nossa Constituição Federal de 1988, informa os direitos de todos os brasileiros ao meio ambiente no seu artigo 225, desse modo: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Mostrando que apesar ser um direito de todos é dever não só do Estado, mas de todos nós defendê-lo e preservá-lo não só para geração atual, mas também para as futuras gerações.

Frei Beto em um artigo publicado recentemente, falando sobre o meio ambiente em nosso país faz uma alusão as grandes manifestações que estão acontecendo nos Estados Unidos contra o racismo onde uma das palavras de ordem é: “não consigo respirar” se referindo ao segurança Floyd que foi assassinado por policiais brancos no Estado de Minesota enquanto dizia estas últimas palavras: NÃO CONSIGO RESPIRAR, pois tinha o joelho do policial lhe sufocando o pescoço contra o asfalto. Frei Beto diz “não consigo respirar nesse país desgovernado”.

O que mais falta acontecer? O Ministro do Meio Ambiente em plena reunião de Ministros se mostra ávido em realizar as mudanças na legislação ambiental em meio a pandemia, para não ter a mídia criticando já que está voltada para a cobertura da expansão exponencial dos casos de COVID-19 em nosso país desigual, despreparado e sem comando, dizendo: “vamos aproveitar para passar a boiada”. Onde já se viu um ministro do meio ambiente que tem o dever de ser o maior guardião dos bens ambientais em nosso país, se manifestar desse modo?

A situação é crítica! Não se trata de ser de esquerda, de direita ou de centro. Se trata de SER HUMANO, da responsabilidade de ser guardião da natureza com todas as suas criaturas, como nos fala o Papa Francisco.

Como comemorar o dia do Meio ambiente? Me responde aí…

Bacabal, 05 de junho de 20.

Obs: O autor é escritor, poeta, advogado, Especialista em Gestão Ambiental de Cidades e Mestre em Gestão e Planejamento Ambiental.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]