http://institutodomhelder.blogspot.com.br
[email protected]

Meus queridos amigos

Escutem esta meditação que depois procuraremos aprofundar. Caminhar no amor:

“Mesmo que o ódio, em volta, torne impossíveis os caminhos, o amor salta abismos, não se fere em pedras e espinhos… Caminhar no amor não será aventura ao mesmo tempo ridícula ou de todo inútil. O amor não pensa em êxitos, não exige vitórias, não pede, não mede, não conta — ama.”

Caminhar no amor. Os namorados costumam dizer ou pensar: Amar sempre mais, hoje mais do que ontem e menos que amanhã.

Caminhar no amor a Deus e ao próximo. Não parar. Quem para, dá para trás. É arrastado pelas águas.

Levanta-se a dúvida: Mas amar, mesmo quando se está cercado de ódio? Amar a quem é bom, amável, leal, amigo, é fácil demais. O difícil é, no meio da incompreensão, das intrigas, do ódio, não guardar nem sombra de ódio no coração. A dúvida se torna ainda maior: mas de que adianta? Amar a quem nos odeia só serve para aumentar a irritação contra nós: parece zombaria.

Deus não exige que a gente vença, que se tenha a última palavra. Se tivéssemos o dom de desfazer as intrigas, de fazer o ódio sumir, de espalhar compreensão, amor e paz, já receberíamos a recompensa aqui na Terra…

Aliás, o melhor do amor é dar sem pesar, sem medir, sem contar…

Isto de amar apenas a quem nos ama — isto de sair de balança na mão e quando colocarem num prato da balança 500 gramas, colocar no outro prato também 500 gramas, é comércio, é o que quiserem.

Só não é amor.

A medida do amor é não ter medida. Caminhemos no amor a Deus, no amor ao próximo!…
Terça-feira, 16.4.1974

Obs: *Mais uma das crônicas escritas por Dom Helder Camara para o seu programa de rádio UM OLHAR SOBRE A CIDADE, exibido na rádio Olinda às 06h55 de 01 de abril de 1974 a 22 de abril e 1983. Está crônica está publicada no livro “Meus Queridos Amigos”, que reúne 200, das centenas de crônicas lidas por Dom Helder ao longo dos nove anos de duração do programa.

 Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]