Rômulo Vieira 15 de junho de 2020

Vale a pena lembrar que mesmo o vinho, que pode melhorar com o tempo, alguns podem azedar se não bem tratados.

Quando tiveres rugas que elas sejam para apresentar suas experiências, jamais suas amarguras. Não deixes que elas prejudiquem seu sorriso. Se você não sorrir durante sua vida suas rugas serão feias, denunciarão suas tristezas que não devem ser cultivadas, não devem ser lembradas.  As suas saudades devem ser instrumentos para novas conquistas, para reorganizarem seus sonhos. Não deixe de sonhar nunca, senão você entrará numa nuvem triste, onde não alimenta mais esperanças, vive só no passado,  esquece de viver o presente e não constrói o futuro. Assim  você ficará velho.

O tempo vivido não lhe caracteriza como velho e sim como uma pessoa experiente. Você poderá ser idoso, mas não fique velho. Veja quão rico você é, tudo que já vivestes lhe enriquece. Quantas alegrias vividas, quanto sonhos realizados, quantos sonhos ainda a serem realizados, não perca a fé nem a esperança, você é a sua própria fonte de vida.

Veja o quanto você ainda poderá contribuir, ensinar e aprender com os mais jovens. Veja como eles buscam viver o presente e lutam pelo futuro. Você pode fazer parte desse time, você poderá ajudá-los, você já acumulou tantas vivências, você já superou tantas dificuldades, você certamente poderá minimizar os erros nas experiências  deles, mas  não deverá impedi-los  de viver as suas próprias. Certamente suas experiências mitigarão os fracassos deles, mas não deverão evitar que eles aprendam com os erros, afinal esses nos fazem crescer.

Não transforme suas noites em tormentos,  um peso para um dia que “passou” sem  ter “deixado” nada em sua vida. Faças de suas noites momentos de verdadeiro descanso para tantas batalhas vencidas no dia a dia. Use suas noites para realinhar seus projetos para os dias futuros. Podes até exagerar nos sonhos, naqueles  que construíres ainda acordado, bem como naqueles que vivas ao dormir. Não deixe os “calos” do trabalho diário perturbarem o seu sono. Tenha em mente que, se o seu dia foi duro, foi  para lhe acrescentar mais experiência ainda, que esse dia foi para que você se tornasse mais forte, mais sábio, mais humano, mais próximo do Divino.

Durma, durma  bem e lembre-se:  “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Imagine aquele Homem que viveu sem ter onde repousar a cabeça, deixou tanto para nós para nossas vidas. E  você  que tem tanto, podes descansar após um dia de luta, tens o conforto de um lar, vais ficar só na saudade, nas lamentações? Vá à luta, não deixes de viver intensamente, aceites o nascer do sol como uma nova oportunidade de ser feliz, não se acovarde, a vida é uma batalha para os fortes e você é um deles.

O tempo é inevitável, mas com o seu passar fique idoso, mas nunca velho e tome sempre um bom vinho.

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]