www.dedvaldo.blogspot.com.br
domedvaldo4993@gmail.com

A simpática e progressista cidade de Itabuna, no sul da Bahia, a rainha do cacau, viveu dias de intensa vibração religiosa e movimentação social, ao homenagear seu bispo e pastor, Dom Ceslau Stanula CSsR, pelo transcurso de seu jubileu de ouro sacerdotal e jubileu de prata episcopal, no dia 22 de agosto último.

Foi uma festa da colegialidade episcopal. É bonito ver o Povo de Deus em torno de seus pastores, vendo na fé  aqueles que representam junto ao povo fiel o Pastor Supremo, Cristo Jesus. Participaram das festividades quatro Arcebispos: Dom Murilo Ramos Krieger SCJ, de  Salvador, primaz do Brasil, Dom José Palmeira Lessa, de Aracaju, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, capuchinho, de Vitória da Conquista, e o emérito de Maceió, Dom Edvaldo Amaral SDB. Bispos presentes: Dom Eduardo Zielski, de Campo Maior, no Piauí;  Dom Ricardo Guerrino Brusati, de Caetité; Dom José Ruy Gonçalves Lopes, capuchinho, de Jequié; Dom José Geraldo da Cruz  AA,  de Juazeiro da Bahia;  Dom Mauro Montagnoli  CSS, do  vizinho de Itabuna, Ilhéus; Dom Carlos Alberto dos  Santos, de Teixeira de Freitas-Caravelas, no extremo sul da Bahia.

Na véspera do dia do Jubileu, houve solenidade lítero-musical, promovida pela  Academia de Letras de Itabuna, da qual o bispo Dom Ceslau é membro efetivo. Discursos de várias entidades representativas da sociedade e da diocese itabunense. Números de cantos de música clássica e popular e exibições artísticas, sobretudo de jovens e de crianças.

A Santa Missa de Ação de Graças pelo duplo jubileu, soleníssima, teve lugar no dia 22 de agosto, na Catedral diocesana,  que apresentava rica decoração especial,   contando com a participação litúrgica dos dez prelados presentes e grande numero de religiosas consagradas e do povo de Deus, que acorreu em massa, lotando a igreja-mãe da diocese.

Muito querido de seu povo, estimado por seus padres, respeitado e prestigiado pelas autoridades civis do município, Dom Ceslau Stanula soube captar a simpatia e o respeito de seus diocesanos. Foi uma festa da gratidão e reconhecimento pelo grande trabalho pastoral que, com inteligência e dedicação, ele vem desenvolvendo nestes anos de seu serviço pastoral na abençoada terra da Itabuna do cacau.

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I