1. “A vida humana… é um mar de fogueirinhas. O mundo é isso: um montão de gente, um mar de fogueirinhas. Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Há gente de fogo sereno que nem percebe o vento e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar e quem chegar perto, pega fogo”. (Ed. Galeano, “Livro dos Abraços”)
  2. De que matéria é feita a militância? Seu exemplo envergonha a mesquinhez, desafia o comodismo e desperta a paixão pela vida. O segredo que nela se faz convicção, é forjada da herança histórica, no exemplo de entrega de tanta gente, homens e mulheres, conhecidos ou anônimos, e no esforço pessoal de estudo e dedicação. Por isso, ela se insurge indignada contra toda forma de injustiça e cheia de ternura pela classe explorada. É capaz de doar a própria vida para que a classe se realize como gente e como povo. Se o mercado lhe tem ódio, novas gerações se engajam na causa da Esperança.
  3. A Luana, por exemplo. Casou-se com quem amava e era feliz com suas herdeiras. Um dia, começou seu inferno. Seu companheiro com mais poder, começou a ganhar mais dinheiro e, junto, uma vida desregrada. A convivência tornou-se um fardo e o casamento um teatro. Anos depois, chega também a fatura: pressão alta, gota, crise renal… hemodiálise, morte dos rins. A saída era o transplante. Quem queria doar não era compatível e quem era compatível não se dispôs a doar. Luna, passando por cima de todas as mágoas, foi lá e, generosamente, doou um de seus rins.
  4. E, o Arnaldo? Já com 70 anos, pouca visão, conscientizava seus irmãos da periferia. Acusado de subversão, foi preso e torturado. O torturador-mor da ditadura, chegou para interrogá-lo. Arrancou seu capuz ensanguentado e o esmurrou por ele não sabia seu nome. Depois, perguntou sobre sete feitos da ditadura e, sete vezes espancou A porque ele não sabia. Foi, então, que sem medo, falou ao algoz: “tomara que esse hôme não faça mais nada, senão eu morro na porrada! Mas, quero que o dotô saiba de uma coisa: o mais que o sinhô pode me fazer é me matar”.  
  5. E o exemplo de Maria Flor? Diretora, diante do desespero das mães e dos míseros recursos para adotar a Educação Integral na Escola, não hesitou: “Não vou perder minhas crianças para o tráfico, pra fome, pra rua! ” Muitos diretores, com certa razão, temiam implantar o programa. Ela reuniu a escola, expôs a pequenez dos recursos e convocou todos para a ousadia. “Ousadia não é romance, irresponsabilidade, aventura; ousadia é o risco de crer e apostar na Esperança. Sem tirar os pés do chão, faremos das tripas coração e seguiremos, confiantes no impossível”
  6. Que dizer do Gregório? Desde pequeno, comeu o pão que o diabo amassou. Mas, em vez de queixumes, encheu-se de indignação contra a vida cachorra que levava seu povo e dedicou a vida na construção da nova ordem social. O ódio do sistema caiu pesado sobre ele: preso, arrastado no asfalto, pisoteado e jogado na solitária. Ao despertar do desmaio, ainda se contorcendo de dor, elevou sua moral na força de suas convicções: “Devo ter feito alguma coisa, senão não estaria assim. Sou mais forte que eles, senão não me poriam nessa jaula. Aqui, é meu novo posto de luta!
  7. O jovem camponês, após tantas derrotas, decidiu sair do movimento. De manhã, comunicaria seu desligamento. A noite foi de pesadelo e insônia – imensa disputa entre sair e ficar, uma batalha. No início da atividade, ele se levanta, vai à frente do plenário. Falou: “pessoal, depois de muito pensar quero dizer a vocês que… aí, seu sobrinho entra correndo e grita: “tiiô, quando eu crescer, quero ser como você!!” Ele só fez emendar o discurso: “… quero dizer a todos que vou continuar”. Uma senhora presente arrematou: “na dúvida, me lembro: quanto mais escura é a noite, mais perto estou da madrugada”. 30/01/2020
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]